ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Operação para combater contrabando em MS investiga policial em MT

Mandado de busca e apreensão foi cumprido no município de Rondonópolis

Viviane Oliveira | 02/08/2023 10:21
Viaturas da Polícia Federal durante cumprimento de mandado de busca e apreensão (Foto: divulgação/PF)
Viaturas da Polícia Federal durante cumprimento de mandado de busca e apreensão (Foto: divulgação/PF)

Na manhã desta quarta-feira (2), a Operação Rota do Descaminho foi deflagrada pela Polícia Federal de Campo Grande para combater contrabando. Mandado de busca e apreensão foi cumprido no município de Rondonópolis, Mato Grosso. A polícia não divulgou se houve prisão.

Segundo a Polícia Federal, um dos alvos é "integrante da força de segurança pública" que praticou, por várias vezes, a importação e o transporte de mercadorias de origem estrangeira sem o devido desembaraço aduaneiro (crime contra a ordem tributária, tecnicamente chamado de descaminho). No entanto, não foi detalhado se essa pessoa é policial civil ou militar.

Conforme a PF, a entrada clandestina de produto tributável e a posterior comercialização causa sérios danos à economia nacional e desequilíbrio no mercado, porque os comerciantes legais não conseguem competir com aqueles que adquirem mercadorias no exterior sem o recolhimento dos tributos.

Descaminho é o crime, com pena prevista de 1 a 4 anos de reclusão, cometido contra a Administração Pública quando não se paga o imposto devido pela compra de mercadoria estrangeira (lícita). A diferença do contrabando é que nesse caso é proibido importar o produto.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias