Outono pode aumentar problemas respiratórios; saiba como se prevenir
Doenças mais recorrentes na época são: gripes, resfriados, rinite, bronquite e sinusite
O outono, período de transição entre o verão e o inverno, onde temperaturas e umidade relativa do ar caem, os dias ficam mais frios, com ar seco e podem acarretar várias doenças respiratórias como: gripes, resfriados, rinite, bronquite e sinusite.
Segundo o coordenador do curso de Medicina da Uniderp, médico otorrinolaringologista Alexandre Cury, existe um aumento significativo de casos nas estações de outono e inverno. "A associação entre temperaturas baixas e tempo seco facilita a proliferação de vírus e bactérias", pontua.
O especialista explica que, a medida que os índices dos termômetros descem, as pessoas tendem a ficar em ambientes mais fechados e o cenário pode facilitar infecções respiratórias transmitidas por partículas. Sendo assim, é importante manter ambientes ventilados e lavar as mãos com frequência.
Além disso, alguns hábitos adotados durante a pandemia podem ser indispensáveis durante a época, conforme orienta o médico. "É preciso cobrir a boca quando tossir, ingerir bastante água e evitar o acúmulo de poeira. Se guardado há bastante tempo, blusas, mantas e cobertores devem ser lavados e colocados ao sol para secagem", enumera.
Confira algumas outras dicas para evitar problemas respiratórios:
1. Hidrate o corpo;
2. Não fume;
3. Evite se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça;
4. Mantenha o ambiente arejado;
5. Lave as mãos com frequência e utilize álcool em gel;
6. Mantenha as vacinas em dia;
7. Use roupas adequadas quando houver necessidade;
8. Mantenha hábitos saudáveis: tempo ideal de sono, alimentação saudável e pratique exercícios físicos fora do período de temperatura mais intensa.
Tipos de vírus predominantes no outono:
- Influenza (gripe);
- Adenovírus (resfriados);
- Vírus sincicial respiratório;
- Rotavírus.