Pacientes com doenças hemorrágicas agora contam com ambulatório especializado
Atendimentos na unidade ocorrerão no período da tarde
A unidade do Hemosul do Hospital Regional terá, a partir desta terça-feira (19), ambulatório de coagulopatias para atendimento de pacientes com doenças hemorrágicas causadas pela falta de uma ou mais proteínas responsáveis pela coagulação sanguínea. O local é uma iniciativa da Rede Hemosul MS e da Aphems (Associação das Pessoas com Hemofilia de Mato Grosso do Sul).
“Os pacientes de hemofilia podem contar agora com um local de referência para seu atendimento multiprofissional, um trabalho que se inicia e que traz a expectativa de ampliar gradativamente”, afirma Marli Vavas, coordenadora geral da Rede Hemosul MS. Para ela, o local representa um ganho para as pessoas com hemofilia em prol de atendimento pleno.
Os atendimentos na unidade ocorrerão no período da tarde, conforme demanda dos pacientes e agendamento da equipe multiprofissional com atendimento médico, de enfermagem, fisioterápico e de educação física, com a finalidade de melhorar a condição de vida e proporcionar tratamento preventivo que já era ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) pela Rede Hemosul.
A inauguração do ambulatório se dá propositalmente em abril em alusão ao Dia Mundial da Hemofilia, que é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue. De acordo com a Federação Brasileira de Hemofilia, pessoas com o distúrbio não possuem proteínas necessárias para estancar sangramentos, o que pode levar a hemorragias graves. Ela pode ser classificada nos tipos A, que possuem deficiência de fator VIII (oito) e B, deficientes de fator IX (nove).