Pesquisa irá avaliar o uso de inteligência artificial nos tribunais em 2024
Em último relatório, CNJ apontou crescimento de 26% no uso de IA na Justiça brasileira em um ano
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) iniciou, na última terça-feira (17), o levantamento de dados para a 4ª edição da Pesquisa Nacional de Projetos de Inteligência Artificial (IA) no Poder Judiciário. A iniciativa, conduzida pelo Programa Justiça 4.0, tem como objetivo mapear soluções em desenvolvimento pelos tribunais brasileiros, que devem enviar as respostas ao formulário até 15 de janeiro de 2025.
A pesquisa busca acompanhar a adoção de tecnologias baseadas em IA no Judiciário, alinhada às diretrizes da Resolução CNJ n. 322, além de identificar desafios técnicos, operacionais e éticos associados a essas ferramentas.
Segundo o juiz auxiliar da presidência do CNJ, João Thiago de França Guerra, essa análise reforça o compromisso com a transparência e a eficiência. "A investigação contínua nos permite adaptar e aprimorar o desenvolvimento de IA no Judiciário, aliado às melhores práticas e inovações tecnológicas. Nosso esforço assegura que decisões judiciais baseadas em algoritmos sejam justas e contribui para a segurança jurídica e efetividade na prestação jurisdicional", destaca.
O relatório anterior, lançado em 2023, apontou um crescimento de 26% no uso de IA na Justiça brasileira em um ano. Hoje, 140 projetos são utilizados por 62 tribunais e conselhos, com maior concentração na Justiça Estadual, seguidos pelas justiças Eleitoral, do Trabalho, Federal e Superior.
Nova edição - Uma das novidades desta edição é a ampliação do escopo da pesquisa, incluindo o uso de ferramentas de IA Generativa, tecnologia que cria conteúdos como textos, imagens e vídeos com base em padrões de dados.
Segundo a gerente da pesquisa, Cristiany dos Santos Souza, a inclusão dessa abordagem permitirá um detalhamento maior das experiências e inovações no Judiciário. “Vamos investigar como tribunais e conselhos têm utilizado ferramentas de IA Generativa, como o ChatGPT, para entender melhor seu impacto e os desafios que elas apresentam”.
Além disso, a edição atual possibilitará a atualização de projetos cadastrados anteriormente e a inclusão de múltiplas iniciativas em um único formulário, simplificando o processo e oferecendo um panorama mais completo sobre o status dos projetos: em uso, em desenvolvimento ou descontinuados.
Os resultados da pesquisa serão divulgados no primeiro semestre de 2025 e poderão ser acessados no Painel de Projetos de IA do Poder Judiciário, além do relatório final e do sumário executivo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.