ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEGUNDA  05    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Planos de saúde ganham 17,1 mil clientes em MS na pandemia

Dados da ANS indicam aumento na quantidade de beneficiários desses serviços em todo Brasil

Lucia Morel | 28/04/2021 15:40
Idoso sendo vacinado em posto de saúde de Campo Grande.(Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Idoso sendo vacinado em posto de saúde de Campo Grande.(Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Em ano de pandemia, os planos de saúde ganharam 17.189 clientes em Mato Grosso do Sul. Dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) indicam que havia em janeiro do ano passado, 583.970 beneficiários no Estado. No mesmo mês deste ano, os números chegaram a 601.159.

O dado mais recente da plataforma Sala de Situação da agência referente a Mato Grosso do Sul é do mês de fevereiro, quando a quantidade de pessoas com plano de saúde no Estado havia caído em relação a janeiro - 598.120 – mas superado fevereiro de 2020, quando os planos tinham 591.984, o mesmo que 6.136 a menos que neste ano.

Em nota técnica recente do órgão, publicada na semana passada, os indicadores nacionais sinalizam esse aumento em todo Brasil, com especial atenção aos idosos, cujo número de beneficiários ampliou em relação às demais faixas etárias. Vale ressaltar que os dados do boletim são referentes a março de 2020 e de 2021.

“Em um ano – de março de 2020 a março de 2021 - o aumento ocorreu em todas as modalidades de contratação do plano, sendo que o maior percentual foi verificado nos coletivos empresariais. Considerando o tipo de contratação do plano e a faixa etária do beneficiário, observa-se que a variação foi positiva para os beneficiários acima de 59 anos em todos os tipos de contratação ao longo dos meses de março de 2020 até março deste ano”, diz trecho da publicação.

Para a FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), entidade que representa os 15 maiores planos do país, o crescimento no número de beneficiários provocado pela Covid reforça a preocupação não só dos brasileiros com a saúde, mas também das empresas.

“A pandemia tornou ainda mais relevante o papel dos planos de saúde nos pacotes para atração e retenção de talentos no setor privado, mesmo num ambiente de queda do emprego”, diz a diretora executiva da entidade, Vera Valente.

Outro destaque foi o aumento da base entre os idosos, faixa que mais aderiu a planos. “Planos de saúde funcionam com base no conceito de solidariedade entre as gerações, mecanismo em que o que é pago pelos mais jovens ajuda a custear o tratamento dos mais idosos, naturalmente mais caros. O aumento da procura por quem tem acima de 59 anos ilustra como esse sistema é importante e funciona como seguro, sobretudo em épocas críticas como a atual”, avalia a executiva.

Nos siga no Google Notícias