ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

População faz menos testes de covid e Saúde pede cuidado "para MS não fechar"

Além da vacinação, autoridades sanitárias pedem que a população realize o exame, caso tenha suspeita da doença

Guilherme Correia | 10/12/2021 12:11
Teste de antígeno, para detectar covid-19, feito em ação do Ministério da Saúde. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
Teste de antígeno, para detectar covid-19, feito em ação do Ministério da Saúde. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Levantamento feito pelo Campo Grande News, com base em dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), mostra que as notificações de casos de coronavírus, confirmados ou não, reduziram nos últimos meses, em Mato Grosso do Sul. Isto é, que a população tem buscado, cada vez menos, os testes para detectar a covid-19.

Em transmissão nesta sexta-feira (10), a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, ressaltou os perigos de novas variantes, que surgem em meio à confirmação de novos casos, e que podem gerar novos perigos na pandemia.

“Para Mato Grosso do Sul não fechar, para a gente ter festividades com segurança [...], precisamos da testagem. Você precisa nos ajudar e ter essa consciência para que a gente possa efetivamente apresentar um panorama correto da doença”, diz Maymone.

Em junho, chegou-se a fazer cerca de 4,3 mil exames por dia, entre testes rápidos, de antígeno ou RT-PCR. Em novembro, esse índice caiu para aproximadamente mil, uma redução de 75%.

Ainda que a vacinação tenha reduzido expressivamente os óbitos e internações pela doença, se a transmissão da virose permanecer em alta, o vírus pode sofrer mutações, que o tornam mais infeccioso ou até mesmo letal.

Portanto, é importante ressaltar que, para o caso de sintomas ou de contato com alguém sintomático, é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima e realizar o diagnóstico. Atualmente, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza, gratuitamente, testes de antígeno, feitos a partir de coleta nasal, que têm bom índice de eficácia para verificar se o indivíduo está infectado.

“Precisamos, na vigilância epidemiológica, saber ou não se as pessoas estão com covid. Não podemos trabalhar sem esse dado e para a gente ter esse dado, que nos subsidia, você tem que ter consciência própria. Se você tiver algum sintoma ou contato, pode fazer a testagem. E se você identificar parente, amigo, colega de trabalho, também orientá-lo”

Com aproximadamente 29% da população sul-mato-grossense que não tomou a segunda dose, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) segue recomendando estar em dia com a imunização, manter distanciamento social, higiene básica, sobretudo das mãos, e uso de máscaras adequadas.

Nos siga no Google Notícias