ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Presídios de MS são alvos da 5ª fase de ação contra uso de celulares

Ações acontecem simulaneamente em todo o país e a primeira unidade a ser vistoriada no Estado é a PED

Por Ana Paula Chuva | 24/07/2024 14:43
Policiais penais na entrada da Penitenciária Estadual de Dourados (Foto: Divulgação | Agepen)
Policiais penais na entrada da Penitenciária Estadual de Dourados (Foto: Divulgação | Agepen)

Foi deflagrada nesta quinta-feira (24), mais uma fase da operação “Mute” que visa combater o uso de celulares dentro dos presídios de Mato Grosso do Sul. A primeira unidade penal a passar por vistoria é a PED (Penitenciária Estadual de Dourados), a 251 quilômetros de Campo Grande e as ações devem aconteceu até sexta-feira (26).

De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), as ações são coordenadas pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública) e acontece de forma simultânea em todo o país. A quarta fase aconteceu em abril deste ano e começou pelo Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, a Máxima, em Campo Grande.

Na ocasião, um dos pontos importantes era a implementação de telas nos pavilhões de todas as unidades prisionais para impedir o lançamento de drogas, celulares e outros ilícitos nos locais. Hoje, o principal objetivo é identificar e remover os aparelhos telefônicos dentro dos presídios visando combater a comunicação do crime organizado para reduzir os “índices de violência em âmbito nacional”.

Em Mato Grosso do Sul, quem supervisiona as ações é são a Gisp (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário) e a Diretoria de Operações da Agepen. Durante a operação, os policiais penais fazem revistas nos pavilhões e celas com apoio do Cope (Comando de Operações Penitenciárias) para retirada de presos e garantia da segurança dos serviços.

Os resultados das vistorias serão divulgados ao final da operação pela Senappen. A nível nacional, são 107 unidades prisionais vistoriadas e a expectativa é que ao final sejam apreendidos mais de 4 mil celulares em todos os estados, além de mais de 1,7 mil objetos perfucortantes.Ao todo mais de 16,7 mil policiais penais estarão envolvidos nas ações.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias