ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Primeiro curso de operações especiais deve capacitar 50 policiais em MS

Participantes terão aula de tiro, patrulha e combate em ambiente fechado, como o Pantanal

Lucia Morel e Gabrielle Tavares | 16/03/2022 16:15
Viatura da Polícia Civil adentrando área de mata em Amambai. (Foto: Polícia Civil)
Viatura da Polícia Civil adentrando área de mata em Amambai. (Foto: Polícia Civil)

O Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros) vai realizar em Mato Grosso do Sul o primeiro Cote (Curso de Operações Táticas Especiais) para capacitar agentes de segurança pública nas diversas áreas de atuação, desde abordagem a balística e até atendimento pré-hospitalar.

Este será o primeiro curso dessa modalidade em MS e conforme o delegado-geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, as fases da capacitação “não serão feitos só aqui em Campo Grande. Vão rodar pra conhecer a realidade da fronteira, do Pantanal”, citou.

Para ele, entre as matérias de destaque, estão as que abordarão tiro, patrulha, combate em ambiente fechado, como o Pantanal, além de treinamento em fronteira. “Os dois melhores polícias desse curso serão lotados no Garras”, conforme o delegado e também previsto em edital publicado hoje no Diário Oficial do Estado.

O coordenador do Cote, investigador Fabiano Manfrin, explica que o profissional formado ficará “extremamente habilitado no disparo de arma de fogo, em entradas táticas”, cita, reforçando que atividades de resistência também serão aplicadas. “Esses policiais serão treinados para situações extremas. Tivemos uma situação em Amambai, com dois dias no mato, passando fome, frio, no barro. Isso foi um exemplo da preparação que é feita no Cote”, ressaltou.

Delegados presentes na coletiva no Garras. (Foto: Paulo Francis)
Delegados presentes na coletiva no Garras. (Foto: Paulo Francis)

Acesso – o delegado titular do Garras, Fábio Peró, explica que as vagas serão abertas para todo o país. “Seremos o 14º estado a ter esse curso, mas vamos explorar ao máximo as especificidades do nosso Estado”, afirmou.

Para acessar o curso, o policial que se inscrever deverá passar por uma série de testes físicos, chamados de TAF (Teste de Aptidão Física) e também por TAT (Teste de Aptidão Técnica). Quem passar em ambos poderá realizar o curso.

Serão 50 vagas, sendo 30 para policiais civis de MS, cinco para quem atua no Garras e 15 para agentes de segurança do restante do Brasil.

As inscrições devem ser realizadas no Garras, através do e-mail garras@pc.ms.gov.br entre 09 de maio de 2022 a 31 de maio de 2022. O início das aulas está previsto para 04 de julho de 2022. O edital completo de apresentação do curso pode ser acessado aqui, a partir da página 76.

Nos siga no Google Notícias