ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

"Reciclagem" de equipamentos do interior ameniza dificuldade para montar UTIs

SES não consegue encontrar no mercado monitores e bombas de infusão, itens que, além dos respiradores, formam o kit das UTIs

Jones Mário | 20/07/2020 11:39
Monitor multiparâmetros exibido durante cerimônia de entrega a municípios do Estado (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Monitor multiparâmetros exibido durante cerimônia de entrega a municípios do Estado (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Em transmissão ao vivo nesta segunda-feira (20), o titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Geraldo Resende, revelou que recorreu a equipamentos parados em municípios do interior para montagem de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Campo Grande.

O secretário relatou dificuldades para comprar monitores e bombas de infusão, itens que, além dos respiradores, formam o kit de materiais para ativar leitos voltados a pacientes críticos da covid-19.

No final de semana recorremos a prefeitos e prefeitas, e tivemos pronta ajuda, uma resposta bastante eficaz. Cito aqui Ponta Porã, que encaminhou equipamentos, Corguinho, Pedro Gomes, Figueirão e Japorã, que vão socorrer a Capital na montagem de leitos de UTI e possibilitar atendimento adequado”, disse Resende.

Os monitores multiparâmetros enviados para Campo Grande fazem parte de pacote de 52 itens entregues em fevereiro deste ano, pelo ministério da Saúde, para 42 municípios do Estado, junto com outros 28 desfibriladores. A solenidade contou com a presença do então ministro Luiz Henrique Mandetta. Geraldo Resende não detalhou quantos destes itens foram “reciclados” para Campo Grande.

A prefeitura da Capital tem licitações abertas para compra de monitores, bem como bombas de infusão, respiradores e outros equipamentos.

Ainda durante transmissão ao vivo, o secretário estadual comentou sobre o repasse de respiradores vindos do ministério da Saúde. Segundo publicou a pasta federal na semana passada, 155 ventiladores pulmonares foram entregues para Mato Grosso do Sul.

Mais leitos - A lotação dos hospitais em Campo Grande preocupa a SES, que trabalha para abrir novas vagas na rede de Saúde. Segundo último boletim epidemiológico, oito a cada dez leitos públicos de UTI na macrorregião da Capital estão ocupados - praticamente metade deles com pacientes da covid-19.

Resende assegurou, hoje, ativação de cinco novas camas para casos graves no Hospital Adventista do Pênfigo, além de dez leitos clínicos.

O titular da SES também adiantou a ativação de mais 20 leitos de UTI em Campo Grande nos próximos dias, dez na Santa Casa e dez no Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian).

Mapa hospitalar divulgado hoje pelo governo do Estado aponta para 113 leitos públicos de UTI na Capital, que já soma 6,2 mil casos confirmados do novo coronavírus e 66 mortes.

Nos siga no Google Notícias