ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Reforma dos hospitais em MS deve ocorrer nos próximos 2 anos, diz secretário

O secretário também falou sobre a entrega do prédio do Hospital Regional de Dourados em 2025

Por Lucas Mamédio e Gabriela Couto | 05/11/2024 18:12
Obras do Hospital Regional de Dourados, às margens da BR-463 (Foto: Divulgação)
Obras do Hospital Regional de Dourados, às margens da BR-463 (Foto: Divulgação)

Segundo o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, o projeto de reforma de unidades hospitalares pelos municípios de Mato Grosso do Sul já está formatado. Conforme explicação do chefe da pasta, os municípios tiveram que atender a pré-requisitos verificados por meio de um questionário. Sem especificar quais, Simões disse que quatro cidades não atenderam a essas exigências.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Maurício Simões, anunciou que o projeto de reforma de unidades hospitalares pelos municípios está pronto, com quatro cidades não atendendo aos requisitos. O projeto priorizará os municípios com base em um questionário e será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, Segov e Agesul. O Hospital Regional de Dourados, com previsão de entrega até o final do ano, está em fase de seleção da empresa que fará a gestão, a OAS, com início das operações previsto para três meses após a conclusão da seleção. O projeto de regionalização, denominado PRI (Planejamento Regional Integralizado), está em discussão e deve ser publicado até o final do ano.

"Nós fizemos o levantamento, já encerramos. Infelizmente alguns municípios não preencheram, mas é muito pouco. Acho que quatro municípios não preencheram. E a partir do preenchimento do questionário, a gente fez um questionário, uma pesquisa. Aí nós vamos ver quais são os prioritários. Sentar com a Secretaria de Infraestrutura, a Segov (Secretaria de Governo) e a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), para desenhar o projeto ao longo desses últimos dois anos."

As declarações foram dadas ao Campo Grande News durante o 2º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul. Ainda durante o evento, o secretário falou sobre a entrega do prédio do Hospital Regional de Dourados.

"Esperamos que a obra física seja entregue até o final do ano. O processo de seleção da OAS, que vai fazer a gestão, deve terminar no princípio de janeiro. E aí a empresa tem, a OAS tem até três meses para dar início ao seu funcionamento."

Situado as margens da BR-463, em uma área de 50 mil metros quadrados, a obra tem quatro etapas de edificação. A primeira já foi concluída com a construção de três blocos, com 93 leitos e um centro cirúrgico com quatro salas.

Já a segunda etapa trata-se da construção do Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas. A obra está em andamento e tem investimento de R$ 17,5 milhões. Esta fase ainda conta com ampliação da pavimentação e urbanização externa, com pátio de estacionamento para 70 veículos.

Dentro do complexo ainda será construído o SVO (Serviço de Verificação de Óbito), que terá edificação das salas administrativas, de treinamento, laboratórios, salas de laudos e necropsia, assim como a copa, recepção, estacionamento e urbanização externa.

"O projeto de regionalização está sendo debatido com os municípios. O chamado PRI, Planejamento Regional Integralizado, está sendo debatido e a gente deve publicá-lo até o final do ano", finalizou Simões.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias