ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Saúde alerta para período sazonal de vírus respiratórios em MS

Secretaria Estadual de Saúde emitiu alerta epidemiológico sobre os meses de abril a julho

Guilherme Correia | 01/04/2023 20:08
Saúde alerta para período sazonal de vírus respiratórios em MS
Moradores da Capital usam máscara durante dias frios. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Neste sábado (1º), foi divulgado alerta epidemiológico sobre o período sazonal de vírus respiratórios, que começa em abril e vai até julho, devido ao tempo mais frio e seco.

Até o começo do ano, já são 791 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) crianças menores de 10 anos, em Mato Grosso do Sul, segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), e os serviços de saúde público e privados já se encontram em estado de superlotação, conforme a pasta.

O documento orienta profissionais de saúde a fortalecer o monitoramento de casos respiratórios e a estruturar as unidades sentinelas, bem como a estimular a vacinação.

O aumento pode estar relacionado à circulação de variantes do vírus mais transmissíveis e resistentes, bem como à falta de adesão às medidas de prevenção, como o uso de máscaras e a manutenção do distanciamento social.

Entre as medidas recomendadas no alerta epidemiológico estão o reforço das práticas de higiene pessoal, como a lavagem frequente das mãos, a utilização de álcool em gel e a cobertura da boca e nariz ao tossir ou espirrar. Além disso, é importante que a população evite aglomerações, mantenha o distanciamento social e utilize máscaras de proteção em locais públicos e fechados.

Pessoas que apresentem sintomas respiratórios, como tosse, febre e dificuldade para respirar, procurem atendimento médico imediatamente e evitem o contato com outras pessoas até receberem orientações sobre como proceder.

As autoridades de saúde alertam que o período sazonal de vírus respiratórios pode se estender por vários meses e que é fundamental que a população adote medidas de prevenção para evitar a propagação do vírus e proteger a si própria e aos outros.

Nos siga no Google Notícias