ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  22    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Saúde prorroga vacinação contra sarampo para pessoas de 20 a 49 anos

Maioria dos casos confirmados da doença no Estado, neste ano, envolve pessoas desta faixa etária

Tainá Jara | 27/08/2020 18:01
Saúde prorroga vacinação contra sarampo para pessoas de 20 a 49 anos
Sarampo havia sido erradicado do País (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde prorrogou até 31 de agosto a vacinação contra o sarampo para pessoas entre 20 e 49 anos de idade em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, foram confirmados sete casos da doença em 2020. Apenas uma pessoa estava fora desta faixa de idade. Os registros mais que triplicaram em relação ao ano passado.

Todos os casos confirmados da doença foram registrados entre moradores de Campo Grande. No ano passado, foram confirmados dois casos no Estado.

O sarampo havia sido erradicado do País. A prorrogação da vacinação visa fortalecer as ações contra o sarampo, interromper a circulação desde vírus no Brasil e eliminar novamente a doença do País.

No ano passado, o Estado vacinou 107,47% das crianças menores de 1 ano durante a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Dos 79 municípios, 61 ultrapassaram a meta de 95% de cobertura vacinal. Com esse índice, o Estado ficou em 3.º lugar, comparativamente a outros Estados da Federação, sendo ultrapassado apenas por Alagoas (108,26%).

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) não revelou qual foi a cobertura vacinal neste ano.

Além da campanha, o Calendário Vacinal do SUS se mantem prevendo a aplicação de dose zero para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias; intensificação da vacinação de rotina, conforme Calendário Nacional de Vacinação (duas doses a partir de 12 meses a 29 anos de idade e uma dose para a população de 30 a 49 anos de idade); bloqueio vacinal seletivo em até 72 horas em todos os contatos do caso suspeito. Durante as ações de bloqueio, recomenda-se vacinação seletiva, ou seja, se houver comprovação vacinal, não deve haver revacinação.

Pessoas com mais de 50 anos deverão ser vacinadas somente em caso debloqueio (contato com caso suspeito) caso as mesmas não tenham comprovação vacinal de, ao menos, 1 dose de vacina. Não há falta de vacina para a vacinação de rotina ou bloqueio.

Os sintomas do sarampo aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição. Eles incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas.

Nos siga no Google Notícias