Secretaria autoriza 4º dose da vacina da covid para pessoas de 50 anos ou mais
Resolução será publicada em edição do Diário Oficial de quarta-feira (23)
SES (Secretaria Estadual de Saúde) autorizou aplicação da 4º dose da vacina contra a covid-19 na população com mais de 50 anos.
A resolução foi autorizada em reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) na segunda-feira (21) e deve ser publicada no Diário Oficial amanhã (23).
Desta forma, serão contemplados com a quarta dose a população em geral que possui 50 anos ou mais, idosos a partir de 60 anos, imunossuprimidos acima dos 18 anos, além dos trabalhadores de saúde.
De acordo com a SES, o prazo indicado para o intervalo entre a 3º e 4º dose é de quatro meses. Além disso, a preferência para este reforço é a aplicação da Pfizer ou AstraZeneca.
A exceção fica apenas para gestantes e puérperas - mulheres com até 45 dias pós-parto - que devem receber a 4º dose preferencialmente com o imunizante Pfizer, e com intervalo de 5 meses após ter recebido a 3º dose.
“Nós estamos atentos às necessidades de adoção de medidas que visem a redução da mortalidade em idosos causada pela Covid-19, bem como, a proteção da força de trabalho para manutenção do funcionamento dos serviços de saúde e da população em geral. Por isso, estamos ampliando a quarta dose para este público”, alegou o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende.
Até esta terça-feira (22), 112.092 pessoas já receberam a 4º dose. Ao todo, o Estado possui 85.863 trabalhadores da saúde, 282.802 pessoas com 60 anos ou mais, 354.556 pessoas com 50 anos e mais, 2.158 gestantes e puérperas, aptos a completar o esquema vacinal.