Secretaria de Saúde já realizou mil consultas bariátricas e 90 cirurgias em MS
Hospital Adventista do Pênfigo se destaca com 406 consultas agendadas e 20 cirurgias realizadas
A SES (Secretaria Estadual de Saúde), por meio do Programa MS Saúde, já realizou, pelo menos, 1.068 consultas para dar início ao processo da bariátrica e realizou 90 cirurgias, desde 2023.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Programa MS Saúde de Mato Grosso do Sul realizou 416 consultas e 23 cirurgias bariátricas desde seu início, com destaque para o Hospital Adventista do Pênfigo (406 consultas e 20 cirurgias) e o Hospital Regional Magid Thome (196 consultas e 25 cirurgias). O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul também contribuem com o programa, que prioriza uma triagem criteriosa por equipe multidisciplinar para garantir o suporte necessário aos pacientes antes, durante e após a cirurgia bariátrica, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.
O Hospital Adventista do Pênfigo se destaca com 406 consultas agendadas e 20 cirurgias realizadas; e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, contabiliza 10 consultas e 3 cirurgias agendadas.
Desde 2023, Mato Grosso do Sul passou a contar com novas unidades hospitalares na realização desses procedimentos, ampliando ainda mais o acesso. O Hospital Regional Magid Thome, em Três Lagoas, foi o primeiro a se consolidar como referência pela Regulação Estadual. Até o momento, a unidade registrou 196 consultas realizadas para iniciar o processo cirúrgico; e 25 cirurgias bariátricas concluídas com sucesso.
Já em 2024, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, também passou a realizar os atendimentos. Nos primeiros três meses, 40 pacientes estavam agendados para a primeira consulta; e 19 cirurgias bariátricas programadas.
"Estamos avançando com responsabilidade e planejamento para garantir que o processo de triagem seja criterioso e que os pacientes tenham todo o suporte necessário antes, durante e após a cirurgia. Nosso compromisso é oferecer qualidade de vida, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e atendendo às reais necessidades de cada pessoa”, destacou a Superintendente de Gestão Estratégica da SES e coordenadora do programa MS Saúde, Maria Angélica Benetasso.
Triagem - A SES informa que não são todos os pacientes que iniciam o processo, que são submetidos à cirurgia bariátrica.
A triagem é realizada por uma equipe multidisciplinar, seguindo critérios médicos e clínicos definidos, como IMC (Índice de Massa Corporal) e comorbidades associadas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.