ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 34º

Interior

MP cobra redução da fila para cirurgia bariátrica em Três Lagoas

Haviam 126 pessoas obesas esperando para fazer a operação de redução de estômago até março deste ano

Por Cassia Modena | 21/08/2024 10:41
Prédio do Hospital Regional de Costa Leste, de Três Lagoas, inagurado em 2022 (Foto: Chico Ribeiro/Governo de MS)
Prédio do Hospital Regional de Costa Leste, de Três Lagoas, inagurado em 2022 (Foto: Chico Ribeiro/Governo de MS)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) cobra a redução da fila para cirurgia bariátrica na rede pública de Três Lagoas. Para isso, pede que um plano conjunto seja traçado entre a prefeitura, a Secretaria Estadual de Saúde e o Hospital Regional da Costa Leste Magid Tomé.

Até março deste ano, haviam 126 pessoas com obesidade aguardando para fazer a operação que reduz o tamanho do estômago. Do total, 45 moram em Três Lagoas e no município vizinho, Selvíria, conforme apurou o órgão.

A previsão de atendimento dessas demandas é desanimadora, já que apenas duas vagas têm sido ofertadas por mês. "Portanto, na forma como contratado atualmente seriam necessários mais de cinco anos para atender a demanda atual existente nesta comarca, sem considerar os futuros pacientes que necessitarão da cirurgia neste tempo", calcula o MPMS.

A pasta estadual propôs ampliar a quantidade para oito cirurgias mensais, quando fosse assinado o termo aditivo de contrato entre a secretaria e o hospital, hoje comandado pelo Instituto Acqua. Mas, até 16 de julho, isso não havia sido feito.

Prazo - O Ministério Público pede que o plano tenha previsão de atender em até 30 dias os casos  urgentes e em 180 dias os eletivos (não urgentes).

Antes, as pastas do Município e Estado, além do hospital, deverão responder se vão acatar a recomendação.

Se aceitarem e executarem o plano, deverão apresentar ao órgão metas mensais de atendimento e informar seu cumprimento periodicamente.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias