Secretaria de Saúde vai ao Rio de Janeiro buscar 10 mil exames na Fiocruz
Pasta também divulgou que estuda submeter idosos com sintomas de covid-19 aos testes rápidos
Em transmissão ao vivo nesta segunda-feira (20), o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, disse que uma equipe da pasta vai ao Rio de Janeiro (RJ) a fim de buscar 10 mil exames para diagnóstico do novo coronavírus na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). A missão deixa Mato Grosso do Sul na quarta-feira (22).
Conforme Resende, os exames são do tipo biologia molecular, considerados padrão “ouro” por identificar a contaminação pela covid-19 com maior precisão.
“Já fizemos 1.237 testes [número de casos notificados no Estado] e temos estoque de mais de 5 mil testes”, disse o secretário.
Os testes são produzidos pelo Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, com fabricação e distribuição semanal aos estados. Em março, o instituto tinha capacidade para produzir até 4 mil testes a cada três dias.
Testes rápidos - Geraldo Resende também comentou sobre os testes rápidos. Mato Grosso do Sul recebeu 6 mil deles, vindos do ministério da Saúde, no começo de abril.
O lote serve para testar profissionais da Saúde e agentes de segurança, conforme protocolo do ministério da Saúde.
O titular da SES, porém, aponta para a introdução de nova metodologia, com submissão de idosos sintomáticos aos exames.
“Vamos adotar novas metodologias. À medida que chegam os testes rápidos poderemos usá-los para testar pessoas com mais de 60 anos, com sintomas após o oitavo dia”, projetou.
Coronavírus - Mato Grosso do Sul já soma 171 casos confirmados, além de cinco mortes. Outras 37 ocorrências estão sob investigação nos laboratórios.