Segundo dia de vistorias em escolas de MS identifica até fossa aberta com larvas
Nesta terça-feira, seis escolas estão sendo fiscalizadas pelos auditores do TCE-MS
No segundo dia de fiscalização nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul, realizada nesta terça-feira (25), o cenário encontrado pelo TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) não foi diferente do dia anterior. Fossa aberta com larvas, rachadura na parede, falta de piso tátil, marcas de vazamento no teto e fiação exposta foram algumas das inconformidades inspecionadas nesta terça-feira (25).
A Operação Escola começou na segunda-feira (24) e termina na quarta (26) em 18 municípios do Estado. No primeiro dia, foram fiscalizados colégios das cidades de Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Bandeirantes, Terenos e Selvíria, sendo encontrados infiltrações, extintores vencidos, paredes rachadas, parquinhos precários e pisos rachados.
Já hoje, estão na lista: Itaporã, Ivinhema, Antônio João, Jaraguari, Aquidauana e Aparecida do Taboado.
De acordo com o relator da auditoria coordenada do Estado, conselheiro substituto Célio Lima, a fiscalização vai possibilitar a identificação de problemas para depois ser tomada alguma atitude.
“Não vai parar por aqui. Vamos ter uma radiografia inicial a respeito da infraestrutura das escolas. Depois do resultado, nós vamos fazer um planejamento para ver quais as ações podem ser tomadas em parceria com as prefeituras e outros órgãos interessados para resolver problemas de médio a longo prazo”, destacou.
Fiscalização – O TCE-MS vai fiscalizar 18 escolas municipais urbanas, em 18 municípios do Estado. São 12 auditores de Controle Externo da Divisão de Fiscalização de Gestão da Educação do Tribunal de MS.
A ação ocorre em todo o país e inclui auditoria em 1.088 escolas públicas estaduais e municipais. No Brasil, 785 auditores de 32 Tribunais de Contas estão participando da Operação Educação.
A escolha das escolas ocorreu a partir de indicativos de situações críticas da infraestrutura, que constam no Censo Escolar 2022.
Serão analisados 193 itens em cada escola. A lista inclui: acessibilidade, estrutura e conservação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate a incêndios, alimentação, esporte, recreação e espaços pedagógicos.
O TCE-SP está compilando todas as informações que os outros tribunais estão enviando em tempo real. Durante a “perícia”, o auditor tira foto dos problemas encontrados e envia para um sistema de consolidação automática de dados que chega até São Paulo.
Após a coleta das informações, serão gerados dois tipos de relatórios, um nacional e outro por Estado, que em seguida serão encaminhados para cada Tribunal de Contas. A expectativa é que os relatórios sejam divulgados na quinta-feira (27), a partir das 14h.
A equipe de reportagem entrou em contato com a SED (Secretaria Estadual de Educação) e aguarda retorno.
Confira a galeria de imagens: