ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Semana terá maior chuva de meteoros do ano e transmissão da Nasa

Mês ainda reserva momento especial com Júpiter em seu momento mais brilhante no céu e Lua Azul

Gabriela Couto | 08/08/2021 12:33
Registro da chuva de meteoros Perseidas de 2018, mostra espetáculo que fenômeno proporciona no céu nesta época do ano. (Foto: Divulgação)
Registro da chuva de meteoros Perseidas de 2018, mostra espetáculo que fenômeno proporciona no céu nesta época do ano. (Foto: Divulgação)

Os apaixonados por astronomia terão a melhor semana do ano para observar o céu. Nos dias 11 e 12 de agosto acontece o maior pico de chuva de meteoros Perseidas de 2021. O fenômeno ocorre anualmente, de meados de julho até o final de agosto, e acontece a medida em que a Terra cruza a trilha de destroços do cometa Swift-Tuttle.

Devido à importância do evento, a Nasa fará uma live no dia 12 de agosto para os interessados em ver o ápice das “estrelas cadentes” nas redes sociais da agência espacial. A maioria desses meteoros são de grãos de poeira do tamanho de uma ervilha, que criam bolas de fogo quando queimam na atmosfera da Terra e riscam o céu noturno. Um verdadeiro espetáculo astronômico.

Calendário - Já no dia 19 de agosto, a Nasa explica que será melhor época do ano para ver Júpiter e Saturno. Os dois planetas vão alcançar o mesmo lado do sistema solar que a Terra, em lado oposto. Saturno já foi no dia 2, mas Júpiter estará diretamente oposto ao Sol no dia 19, ao mesmo momento em que estará mais próximo da Terra. A impressão que dará a olho nu é que o planeta estará maior e mais brilhante no céu.

Para observá-lo, basta olhar para o oeste a partir do pôr do sol. Vale destacar que você pode fazer uso de alguns aplicativos para ajudar na orientação.

E no dia 22 de agosto, os amantes do satélite natural da Terra terão uma surpresa a mais. A Lua cheia do mês será uma "Lua Azul". Normalmente, essa denominação é dada à segunda lua cheia registrada em um mesmo mês. Mas de acordo com a Nasa, um outro conceito antigo é o de chamar a lua de "Lua Azul", quando ela é a terceira das quatro luas cheias em uma temporada. Isso não quer dizer que ela vai ter uma coloração diferenciada, mas para quem acredita em astrologia, a sucessão de fenômenos tem muitos significados.

Nos siga no Google Notícias