ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Supremo decide que piso de agentes comunitários de saúde é constitucional

A tese de repercussão geral sobre a matéria será fixada posteriormente

Agência Brasil | 27/04/2023 21:24
Ministros votam durante sessão no plenário. (Foto: Reprodução/STF)
Ministros votam durante sessão no plenário. (Foto: Reprodução/STF)

Por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, nesta quinta-feira (27), que é constitucional a possibilidade de implantação do piso nacional para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias aos servidores dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Atualmente, o valor é de R$ R$ 2.424.

A decisão se deu após o município de Salvador (BA) recorrer da decisão que determinava o pagamento do piso salarial pela administração municipal, que é previsto na Lei Federal 11.350/2006.

O processo começou a ser julgado em sessão virtual, mas, em razão de pedido de destaque do ministro Dias Toffoli, o caso foi levado para o plenário. Na sessão de ontem, ao reajustar seu voto dado em ambiente virtual, o ministro e relator Alexandre de Moraes concluiu que o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias tem previsão expressa na Constituição Federal.

Esse entendimento foi acompanhado pelos ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Nunes Marques, Luís Roberto Barroso e pela ministra Cármen Lúcia, que votou nesta quinta-feira.

Na sua avaliação, os vencimentos ficam sob responsabilidade da União, e os recursos destinados ao pagamento serão consignados em seu orçamento geral, com dotação própria e exclusiva, não havendo desrespeito à competência dos entes federativos.

Nos siga no Google Notícias