Terra e sujeira viram "obstáculos" para skatistas desviarem em pista da Orla
A pista foi inaugurada em dezembro de 2010 e nunca recebeu reformas, segundo frequentadores
Terra e sujeira viraram os novos obstáculos dos skatistas que frequentam a pista de skate da Orla Morena, na Rua Noroeste, em Campo Grande. A falta de manutenção e a presença de resíduos do barranco, localizado ao lado da pista, têm atrapalhado a prática do esporte.
A pista foi inaugurada em dezembro de 2010, mas nunca recebeu os devidos reparos da prefeitura. Segundo o estudante e skatista há três anos, André Souza, de 15 anos, o estado da pista é precário. “Já tentamos várias vezes colocar algumas barricadas para a terra não descer, mas nunca dá 100% certo. A terra vem e a pista fica nessa situação”, diz ele.
André destacou que os skatistas locais tentam fazer sua parte e manter a pista limpa. "Nós temos grupos de WhatsApp, onde marcamos mutirões para limpar a pista. Só que é difícil, porque não temos nenhuma ajuda da prefeitura. Aí a pista fica nessa situação, sempre suja, com barro e terra", disse o skatista.
Frederico de Almeida Campos, de 36 anos, é cinegrafista e frequentador da pista desde a sua inauguração. Ele destacou a falta de manutenção e os problemas de infraestrutura do local. "É uma estrutura que não conta com nenhum banheiro e bebedouro. Isso é na Orla inteira, não só na parte da pista".
Os dias após a chuva são os piores para os skatistas, já que a água traz terra e entulho para a pista e não há nenhum sistema de drenagem no local. “A água que vem da chuva também traz terra e entulho para a pista. A terra do barranco desce para a pista e fica impossível praticar o esporte”, explica Frederico.
O skatista também explicou que algumas pistas estão inutilizáveis, como é o caso da Bowl - pista com o formato de piscina -, que está cheia de terra e lixo.
Infraestrutura - O cinegrafista também apontou que a falta de iluminação tem se tornado um problema sério para quem frequenta a pista da Orla. "Além da sujeira, a gente também tem muito problema com a falta de iluminação. Só conseguimos andar quando está de dia, mas para quem estuda e trabalha fica muito difícil".
A falta de segurança na região também é um problema para quem frequenta o local, já que sofrem com roubos e se sentem desamparados pelo poder público. "É uma estrutura no Centro da cidade e não tem policiamento. Sentimos a falta de segurança aqui. Tem muito roubo aqui. Dependendo do dia e horário, é complicado ficar assim. A gente sofre com isso e ainda fica mal visto", disse Frederico.
Enquanto isso, os skatistas continuam lutando para manter a pista em condições de uso, realizando mutirões de limpeza e reparos. “Os representantes da Associação de Skate do MS estão sempre pedindo para a prefeitura fazer reforma e construção de novas pistas. Só que até agora não vimos iniciativas do governo”, explica André.
Reparos - A reportagem entrou em contato com a Sisep (Secretaria Municipal De Infraestrutura e Serviços Públicos) para questionar se há algum projeto de reforma ou previsão de reparos na pista de skate da Orla Morena. De acordo com a Prefeitura, a Funesp (Fundação Municipal de Esporte) enviará uma equipe para verificar a situação do local para atendimento da demanda.
(***) Matéria editada às 14h47, do dia 28 de abril de 2023, para acréscimo de informações.