TJ alerta para troca de senhas bancárias depois de vazamento de dados
Alerta emitido pela Assessoria de Inteligência recomenda troca de senhas após vazamento dos dados de 223 milhões de pessoas
Após vazamento dos dados de 223 milhões de brasileiros nas últimas semanas, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), através da Coordenadoria-Geral de Segurança Institucional emitiu um alerta recomenda que a população troque senhas dos aplicativos bancários, de e-mails e celulares.
Conforme o documento, assinado pelo delegado da Assessoria de Inteligência do Judiciário, Edi Ederaldo de Almeida, destaca que ao todo foram vazadas informações de 37 bases de dados pessoais desde RG, estado civil, lista de parentes, endereço, nível de escolaridade, poder aquisitivo, status da Receita Federal, entre outros.
Na posse desses dados, qualquer pessoa poderá efetuar fraudes onlines, saques bancários, falsos sequestros de parentes, recebimentos de boletos, golpes no WhatsApp, entre outros. Por isso, o setor pede que inicialmente os sul-mato-grossenses, revejam suas senhas bancárias, dos cartões de crédito e débito, dos aparelhos celulares e que sejam ativadas as confirmações de contas em duas etapas.
Caso recebam alguma ligação alegando sequestros de parentes, a orientação é não entrar em desespero e primeiro tentar contato com o familiar “sequestrado” e procurar a polícia. De forma alguma o contatado deve efetuar qualquer transferência bancária.
Para acessar o alerta basta clicar aqui e digitar o código 3dcae0188.