ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

TJMS leva palestra a professores de Sonora sobre violência sexual

Judiciário orienta servidores da educação e disponibiliza livro usado em treinamento

Maristela Brunetto | 27/04/2023 15:20
Qualificação de profissionais ajuda a identificar situações de abuso contra crianças. (Foto: Arquivo)
Qualificação de profissionais ajuda a identificar situações de abuso contra crianças. (Foto: Arquivo)

Servidoras do Poder Judiciário estadual estão fazendo treinamento de professores, diretores e coordenadores de escolas em Sonora, no extremo Norte do Estado, sobre a prevenção a violência sexual contra crianças e adolescentes. A qualificação trata-se de um projeto piloto iniciado em Campo Grande.

Para a abordagem do tema, foi elaborado um conteúdo didático, com um livro e um vídeo, já exibido a alunos de duas escolas em Campo Grande, a Escola Estadual Hélia França Cardoso e a Municipal Profª Arlene Marques de Almeida, somando cerca de três mil alunos.

A iniciativa começou a ganhar forma em 2021, quando a Coordenadoria da Infância e da Juventude adotou o livro Estrelas da Cabana, elaborado pelas autoras Débora Amaro e Viviane Vaz para tratar da temática do abuso sexual contra crianças. Ele conta a história de uma criança vítima de abuso e a forma como ela lida com o fato.

Doêmia Ceni, da Coodenadoria, é responsável pelo treinamento, que inclui os temas da escuta especial, realizada por profissionais para receber o relato de crianças e adolescentes sobre a violência sofrida, e o depoimento especial, realizado para a coleta de prova para o processo criminal. Ambos foram previstos em lei para disciplinar a abordagem da violência com vistas a reduzir a exposição desnecessária das vítimas ao trauma sofrido.

“Nosso objetivo com esta ação é chegar antes que a violência seja instalada porque sabemos que qualquer tipo de episódio traumático, qualquer tipo de violência marca para sempre a vida da criança e do adolescente. Muitas vezes, por desconhecimento, a criança não percebe o que está acontecendo, por isso, essa ação formadora é tão importante”, explicou Doêmia.

A repercussão da iniciativa em Campo Grande levou a juiz de Sonora, Mayara Luiza Schaefer Lermen, a pedir a realização do treinamento em Sonora.

O livro pode ser baixado no site do Tribunal de Justiça clicando aqui.

Nos siga no Google Notícias