Trabalhadores da educação terão reajuste de 15% no salário em 2025
Projeto de lei que garante reajuste acima da inflação será enviado a Alems na próxima semana
O Governo do Estado vai reajustar em 15% o salário dos trabalhadores administrativos da educação, a partir de 1º de janeiro de 2025. A decisão foi anunciada após negociações entre a Comissão de Negociação da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), liderada por Wilds Ovando, e representantes do Estado, incluindo o secretário de Educação, Hélio Daher, e o secretário de Administração, Frederico Felini, na noite desta quinta (7).
O reajuste de 15% será somado a um aumento de 3,73% previsto para maio de 2025, totalizando um aumento de 18,73% no período de menos de um ano. A negociação envolveu a criação de uma nova tabela para cargos de nível superior e ajustes salariais, com a previsão de que o projeto de lei seja enviado à Alems (Assembleia Legislativa) na próxima semana.
Este aumento, segundo Wilds Ovando, busca garantir uma valorização salarial para os trabalhadores administrativos da educação, considerando que a inflação do ano ficou em 7,36%. "A Fetems e os 74 SIMTEDs (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), que representaram a categoria, comemoram o avanço nas negociações e agradecem o apoio dos profissionais da educação", finalizou, em vídeo gravado nas redes sociais.
Titular da educação, Daher já comentou ao Campo Grande News de que a equiparação entre concursados e contratados será feita de forma gradativa, ao longo dos quatro anos de mandato. Conforme apurado pela reportagem, há docentes contratados que recebem até cerca de 70% a menos que profissionais efetivados".
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.