UFGD e MPI firmam parceria com Embaixada na França para intercâmbio de alunos
Projeto Guatá promove o intercâmbio de estudantes indígenas para Paris 8 Vincennes Saint-Denis
O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) participou de um encontro na França para discutir o projeto Guatá, que promove o intercâmbio de estudantes indígenas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Paris 8 Vincennes Saint-Denis. O encontro contou com a presença reitor Jones Dari Goettert, do embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, e de diplomatas ligados à área de educação.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Durante a reunião, o MPI e a UFGD, por meio da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), assinaram um memorando de entendimento com a Embaixada do Brasil na França. O acordo busca fortalecer a mobilidade acadêmica de estudantes indígenas, incentivar projetos de pesquisa e ampliar trocas culturais entre Brasil e França. Entre os objetivos estão a formação de pós-graduandos indígenas e a valorização dos saberes tradicionais na ciência.
O secretário-executivo do MPI, Eloy Terena, destacou a relevância da iniciativa, mencionando sua própria experiência como beneficiário de programas de intercâmbio. “Fico feliz em poder ajudar outros parentes indígenas a trilharem suas trajetórias”, afirmou.
A ação representa um marco para a educação indígena, reforçando o compromisso do governo brasileiro com a valorização da educação superior e o protagonismo dos povos indígenas no cenário acadêmico internacional. Segundo o MPI, o intercâmbio cultural e educacional é essencial para o fortalecimento de lideranças indígenas, com potencial para promover soluções significativas em suas comunidades e gerar impacto em escalas locais, regionais e globais.
Além dos representantes do MPI e da UFGD, participaram do encontro Matheus de Carvalho Hernandez, Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais da UFGD; Claudia Roma, Coordenadora da pós-graduação em Geografia da UFGD; Márcia Misuzaki, Docente da pós-graduação em Geografia da UFGD; e Maria Aparecida Oliveira, Diretora da Faculdade Intercultural Indígena da UFGD.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.