Vacinados com Janssen seguem sem previsão de receber "terceira dose"
Última definição do Ministério da Saúde diz que são necessárias 1ª dose desta patente e reforço após 2 meses
Cerca de 44% dos vacinados com Janssen não receberam dose de reforço do mesmo imunizante contra covid-19, conforme dados levantados pela reportagem até esta quarta-feira (6). Vale lembrar, inclusive, que desde o fim de fevereiro, foram liberadas outras patentes para reforçar a imunização destes indivíduos.
Atualmente, quem já está com o ciclo vacinal completo (recebeu primeira e segunda dose da Janssen) não deverá receber uma terceira dose.
De acordo com o assessor militar da SES (Secretaria Estadual de Saúde), coronel Marcello Fraiha, não há previsão de alteração no planejamento do esquema vacinal deste imunizante. "Mantém-se apenas a primeira dose e reforço para a Janssen."
A definição é feita pelo Ministério da Saúde e adotada pelas secretarias estaduais e municipais, que definem estratégias próprias de vacinação da população.
No entanto, algumas pessoas ainda têm dúvida quanto ao processo de imunização - isto porque, ao anunciar a dose de reforço para todos os adultos, em 16 de novembro de 2021, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que brasileiros vacinados com dose única da Janssen receberiam segunda aplicação do mesmo imunizante para, depois, tomar uma terceira injeção, de qualquer imunizante.
No entanto, no dia 25 do mesmo mês, a pasta federal voltou atrás e passou a recomendar somente duas doses desta vacina. Já em 2022, o Ministério definiu, por meio de nota técnica, que o reforço poderia ser de qualquer patente.
Desta forma, adultos recebem dose única da Janssen, atualmente, seguida por dose de reforço da Astrazeneca, Pfizer ou Janssen, dois meses depois da primeira injeção.
Contudo, somente adultos imunocomprometidos têm de dose única, seguida por dose adicional da Janssen, após oito semanas, e então uma nova dose de reforço, de Astrazeneca, Pfizer ou Janssen, quatro meses após.
Em Mato Grosso do Sul, foram aplicadas 243.726 doses desta vacina, sendo que mais da metade desses indivíduos (56%) receberam o reforço. Na prática, foram 141.659 vacinados com esta patente que receberam a dose adicional do mesmo imunizante. Entretanto, a segunda dose pode ser, atualmente, das demais patentes, o que tornaria este índice ainda maior.