Corpo de Bombeiros orienta sobre regras de segurança para "dar um mergulho"
Corpo de Bombeiros de MS dá dicas preventivas contra afogamentos em piscinas, rios e balneários
Para aproveitar este fim de ano de forma tranquila e segura, principalmente durante passeios e viagens, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul aponta que uma série de medidas preventivas podem ajudar em caso de afogamentos em piscinas, rios e balneários, além de cuidados com o veículo, residência e as crianças.
Uma das orientações é que, caso presencie um afogamento, só tente salvar a vítima se for habilitado e estiver em boas condições físicas para a ação. Caso contrário, se possível, lance algum objeto flutuante, como boia, isopor ou prancha, que ajude a vítima a flutuar. Em alguns casos, jogue algo que a pessoa possa agarrar e ser tracionada para a margem, como cordas ou galhos resistentes.
O Corpo de Bombeiros recomenda evitar brincadeiras que coloquem a segurança em risco, como “briga de galo”, “caldo” e competições de apneia (segurar o fôlego). Também orienta a evitar mergulhos “de ponta” em locais de desconhecimento sobre a profundidade e o relevo subaquático.
Piscinas de clubes e condomínios devem ter acessos restritos e placas com informações. Os pais ou responsáveis devem dedicar atenção integral às crianças, pois a presença de guarda-vidas não substitui a responsabilidade dos adultos.
Além disso, é importante não consumir bebidas alcoólicas antes ou durante a permanência na água, bem como alimentar-se com moderação, preferindo comidas leves e evitando mergulhos alcoolizados.
Em rios e mares, a recomendação é não permanecer perto de embarcações e ter cuidado com o limo nas pedras, que pode causar escorregões e quedas na água. Sempre busque locais com segurança de guarda-vidas e informe um conhecido sobre seu local e hora programada para retorno.
Caso haja emergências, é fundamental acionar o guarda-vidas ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e obedecer às orientações e sinalizações de alerta.
Orientações diversas - O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul também emitiu algumas dicas para quem vai curtir as férias em outras cidades. Confira abaixo quais são:
- Feche o registro do gás de cozinha antes de viajar.
- Desligue equipamentos elétricos e apague brasas, lareiras, cinzeiros ou velas.
- Caso alguém se sinta mal, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
- Mantenha vigilância constante sobre crianças, identificando-as com pulseiras ou crachás.
- Em caso de criança perdida, leve-a à unidade do Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar.
- Beba bastante água e sucos naturais.
- Leve remédios de uso contínuo para evitar falta deles durante a viagem.
- Mantenha seu veículo com manutenção em dia.
- Não dirija cansado, com sono ou sob a influência de álcool ou drogas.
- Respeite os limites de velocidade e sinalizações.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.