Abordagens educativas marcam início da Operação Carnaval da PMR
Com o objetivo de evitar acidentes, a Polícia Militar Rodoviária do Estado deu início a Operação Carnaval nas estradas de Mato Grosso do Sul, com foco nas abordagens educativas.
Com reforço nos efetivos das dez bases operacionais e incremento de equipes volantes, os policiais irão utilizar equipamentos eletrônicos como radares e bafômetros para coibir abusos como excesso de velocidade e uso do álcool ao volante nas estradas, durante o feriado prolongado.
Na edição deste ano, além do contingente das bases, será empregado todo o efetivo administrativo para a fiscalização em pontos estratégicos, onde a previsão é de aumento do volume de tráfego, principalmente nos locais onde serão realizados eventos carnavalescos com alta concentração de pessoas.
A operação, que começou nesta sexta-feira (5), está focada na distribuição de panfletos com informações sobre direção segura e cuidados ao viajar para os usuários das vias.
O trabalhos de orientação contam ainda com a participação dos monitores e alunos do Projeto Centro Educativo de Múltiplas Atividades de Trânsito (Cematran), desenvolvido pela Polícia Militar Rodoviária.
O comandante da PMR, coronel Waldir Acosta, orienta os condutores que antes de seguir viagem façam revisão no veículo e verifiquem se os documentos pessoais e do veículo estão regularizados. “É importante também que todos no veículo usem cinto de segurança, que o condutor respeite a sinalização, respeite o limite de velocidade, não dirija sob efeito de álcool ou substâncias entorpecentes”, alerta.
Ele também pede que o motoristas se programem para realizar a viagem durante o dia e manter distância segura do veículo à frente, com os faróis sempre ligados, principalmente em condições de chuva. Em caso de pouca visibilidade, a orientação é procurar um local seguro para estacionar, evitando o acostamento.