ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

"Abraço grátis" aquece coração de quem viu ente querido partir

Voluntários seguram plaquinhas escritas com “posso te dar um abraço?” e “entendemos a sua dor"

Por Izabela Cavalcanti e Caroline Maldonado | 02/11/2024 10:58
Voluntária dando abraço em família que foi visitar ente querido no cemitério (Foto: Paulo Francis)
Voluntária dando abraço em família que foi visitar ente querido no cemitério (Foto: Paulo Francis)

Dia de Finados, celebrado neste sábado (2), é considerado uma data de muita saudade e lembranças. Há quem se preocupa em tentar amenizar a dor com um simples abraço.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

No Dia de Finados, a Terceira Igreja Batista oferece abraços gratuitos aos visitantes do Cemitério Parque das Primaveras em Campo Grande, MS. O objetivo é confortar as pessoas que sentem saudade de seus entes queridos. Além dos abraços, a igreja também distribui água, panfletos, bombons e pirulitos, proporcionando um momento de consolo e apoio. Para a proprietária do cemitério, o Dia de Finados é uma celebração da vida e uma oportunidade de prestar homenagem aos que se foram, com uma mistura de tristeza, saudade e lembranças.

No Cemitério Parque das Primaveras, fiéis da Terceira Igreja Batista estão segurando plaquinhas “abraço grátis”, “posso te dar um abraço?”, “entendemos a sua dor”, “posso orar por você?”, e “Jesus te ama”.

A autônoma, Eliane Lima Coelho, de 49 anos, era uma das que segurava a placa oferecendo o abraço.

“As pessoas vêm com o coração bem partido. Então, elas recebem um consolo no abraço. Algumas passam e falam 'eu preciso de um abraço' e a gente abraça, e você sente que a pessoa realmente está sentindo uma carência. Eu me sinto muito feliz por estar fazendo essa ação aqui”, disse.

A funcionária pública, Maura Borges Santos, de 67 anos, foi agraciada com um abraço. “A gente recebe e doa também nesse abraço, nesse dia tão especial que é o dia da saudade. Acho que um abraço ameniza a saudade todos os dias, qualquer dia, e está sendo amenizado nesse dia também”, disse.

Ela contou que tem um tio, um casal de amigos e vários parentes sepultados no Parque das Primaveras.

A aposentada, Maria Moya Gerônimo, de 72 anos, também sentiu aconchego por meio do abraço. “Eu abri os braços quando vi eles oferecendo. É maravilhoso, a gente se emocionou, é uma coisa bonita de se ver. Nossa, essas ações assim só engrandecem. Me sinto muito confortada, é maravilhoso”, destacou.

Voluntária segura placa "abraço grátis" enquanto conversa com Maria (Foto: Paulo Francis)
Voluntária segura placa "abraço grátis" enquanto conversa com Maria (Foto: Paulo Francis)

Neste cemitério foi sepultada a mãe do esposo da Maria. Seus pais e irmãos também morreram, mas estão enterrados no Cemitério Cruzeiro. “A gente sempre se emociona. É muito lindo, num dia desse, um abraço bom”, disse contente.

Convite - O pastor de Missões, Reovaldo Selau Michels, de 54 anos, explica que a igreja é convidada pelo cemitério pela terceira vez, e tem das 9h às 10h. São 20 pessoas voluntárias na ação.

“A gente traz um conforto, um consolo para as pessoas, distribuindo água, panfletos, bombom para as crianças, pirulito. E as pessoas que querem receber um abraço, uma oração, estamos disponíveis”.

A proprietária do cemitério, Thereza Christina do Santos, estima recepcionar 30 mil pessoas. Por lá tem 15 mil pessoas sepultadas.

“Finados, na verdade, é uma celebração da vida daquela pessoa. Não é o dia do falecimento, não é o dia da morte, é um dia que todo mundo vem para comemorar aquela pessoa, prestar uma homenagem para aquela pessoa. Então, tem uma carga de tristeza, mas também de saudade, de homenagem. Então, é muito importante isso”, pontuou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias