Ação da PF mira o tráfico de drogas e cumpre mandados em MS
Ao todo são 139 mandados de busca e apreensão e 50 de prisão, sendo 20 preventivas e 30 temporárias
Operação da Polícia Federal contra o tráfico de drogas cumpre mandados em Mato Grosso do Sul na manhã desta terça-feira (18). O trabalho é simultâneo em outros 11 estados e no Distrito Federal e tem objetivo de cumprir 189 ordens de busca e apreensão e prisões temporárias e preventivas.
As investigações que desencadearam na operação, batizada de “Além-Mar”, começaram após a prisão do traficante Romilton Queiroz Hosi, em março de 2019. Ele estava foragido havia 10 anos e era procurado pela Polícia Federal e do Reino Unido.
A PF investiga o crime de lavagem de dinheiro e procura provas do envio de drogas para o exterior com uso de helicóptero. Toneladas de cocaína teriam sido exportadas para a Europa pelos portos brasileiros.
Ao todo são 139 mandados de busca e apreensão e 50 de prisão, sendo 20 preventivas e 30 temporárias. Além de mato Grosso do Sul, os agentes estão nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e no Distrito Federal.
A Justiça Federal determinou o bloqueio de R$ 100 milhões e a apreensão de sete aviões, cinco helicópteros, 42 caminhões e 35 imóveis urbanos e rurais ligados aos investigados e ao esquema criminoso.