Advogado pede investigação sobre abandono de gatos mortos por pitbulls
Advogado quer a abertura de inquérito para tentar identificar mulher que abandonou os animais
O advogado animalista Pablo Chaves, remeteu às promotorias de meio ambienta da Capital pedido de investigação para tentar identificar a mulher que abandonou três filhotes de gato, na Avenida Aracruz e que acabaram morrendo após serem atacados por dois cães.
Dentre os argumentos da representação criminal o advogado pontua que não faltam indícios da culpabilidade da tutora que abandonou os animais. Câmera de segurança flagraram a situação. A conduta da moradora, conforme o advogado, se enquadra como crime de maus-tratos que prevê pena de 2 a 5 anos de prisão, aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal.
No requerimento, Pablo pede a instauração de inquérito policial para investigar o caso, com o devido indiciamento dos responsáveis. Caso a mulher seja identificada, o advogado sugere que seja representada pela prisão preventiva da mulher. A Justiça ainda não se manifestou sobre o pedido.
O caso - Viviane Guimarães, de 34 anos, dona de um petshop foi surpreendida na manhã desta sexta-feira (14) ao encontrar uma caixa com a mensagem “gatos para adoção” em frente a seu estabelecimento na Avenida Aracruz, no bairro Parque dos Novos Estados. Nas imagens registradas pela câmera de segurança é possível ver que, por volta das 22h de quinta-feira (13) uma mulher desce de uma moto carregando uma caixa deixada em frente a loja veterinária. Durante a madrugada, dois cachorros começaram a mexer na caixa e, mesmo dois dos três filhotes de gatos tentando fugir, eles foram mortos por eles.
A caixa em que os animais estavam em sua tampa continha a mensagem “gatos para adoção”. Os cachorros que perseguiram os filhotes eram da raça Pitbull e aparentavam ter sido abandonados também, a fêmea estava debilitada e permaneceu deitada durante o dia, enquanto o macho a fazia companhia. Ambos os animais aparentavam terem sido abandonados recentemente.
A empresária entrou em contato com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) que fez o resgate dos dois cachorros. Ao tentar realizar o registro do boletim de ocorrência, ela foi informada que não seria possível por ela não ter a placa da moto e não saber quem deixou os gatos na calçada.