Águas Guariroba alerta que esgoto clandestino pode ter contaminado lago
Relatório recente comprovou cientificamente “presença de afluentes sanitários diluídos no corpo hídrico” nas águas da região
A concessionária Águas Guariroba, que faz a distribuição e tratamento de água e esgoto, em Campo Grande, explica que ligação clandestina de esgoto pode ter provocado contaminação do lago do residencial Damha III. A situação, que provocou mau cheiro na região, além da morte de tilápias exóticas, chegou a ser comunicada aos moradores pela administração do condomínio, nesta quinta-feira (3).
Em nota, a Empresa lembra que não tem nenhuma estrutura que possa causar este tipo de evento na região” e apontou situações que podem ter provocado o problema. “Há outras fontes de poluição que podem afetar o lago do condomínio, tais como lançamento de água servida em drenagem, poluição difusa, entre outras”, diz o comunicado divulgado no início da noite desta sexta-feira (4).
Ainda segundo a concessionária, em Campo Grande, todo o esgoto coletado é tratado em uma das duas estações de tratamento de esgoto da concessionária: a ETE Los Angeles e a ETE Imbirussu.
“Todas as operações da empresa são realizadas de forma responsável, transparente, com segurança ambiental e seguindo as normas técnicas e ambientais aplicáveis, o que é acompanhado e regulado pelos dos órgãos competentes. Todos estes dados são apresentados periodicamente à Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) e à Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), garantido a lisura de sua operação”, afirma a concessionária.