Alta procura esgota vacina da dengue em 16 postos
Ao todo, foram disponibilizadas 3.139 doses que estavam próximas de vencer
A disponibilização de vacina contra dengue para pessoas entre 4 e 59 anos, iniciada na manhã desta quinta-feira (16), fez o estoque zerar em poucas horas em 16 das 74 unidades de saúde que possuíam o imunizante.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A campanha de vacinação contra a dengue, iniciada em 16 de novembro, esgotou rapidamente os estoques em 16 das 74 unidades de saúde que ofereciam o imunizante, com um total de 3.139 doses disponibilizadas. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que a finalização dos estoques é comum em campanhas temporárias, refletindo a conscientização sobre a importância da prevenção da doença. Embora os estoques específicos tenham acabado, ainda existem 16 mil doses disponíveis para crianças de 10 a 16 anos, conforme o plano de vacinação do Ministério da Saúde. Os vacinados hoje terão garantida a segunda dose após três meses, completando assim o esquema vacinal.
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), é normal a finalização dos estoques quando é realizada campanha temporária, como está sendo feito no momento.
A adesão positiva, segundo a secretaria, é reflexo da conscientização sobre a importância da prevenção da doença, que pode causar morte. O objetivo do aumento do público-alvo é evitar o desperdício de doses que estavam próximas de vencer. Ao todo, foram disponibilizadas 3.139 doses do imunizante.
As unidades que já estão com o estoque zerado são: Seminário, São Francisco, Paradiso, Cox, Nova Bahia, Mata do Jacinto, Noroeste, Estrela Dalva, Marabá, Alves Pereira, Silvia Regina, Cristo Redentor, Caiçara, Vila Fernanda, Portal Caiobá e Três barras.
Apesar de o estoque específico estar acabando, ainda restam 16 mil doses destinadas ao público alvo, que contempla crianças de 10 a 16 anos, conforme plano de vacinação definido pelo Ministério da Saúde e pelo Estado.
Além disso, todos que se vacinarem hoje, terão garantida a segunda dose do esquema vacinal, que deve ser completada após três meses. Somente aí, que a pessoa estará com a imunização completa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.