ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SÁBADO  31    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Apesar de decisão judicial, prefeitura renova contrato de agentes patrimoniais

Associação que representa guardas pediu à Justiça que aprovados em concurso ocupem funções de contratados

Por Caroline Maldonado | 19/02/2024 09:01
Agente de patrimônio em frente a prédio do município. (Foto: Divulgação/PMCG)
Agente de patrimônio em frente a prédio do município. (Foto: Divulgação/PMCG)

Apesar da decisão judicial que deu prazo para que agentes de patrimônio fossem dispensados, a Prefeitura de Campo Grande prorrogou contrato com 206 deles, conforme publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), nesta segunda-feira (19). A decisão faz parte de ação movida pela AGMCG/MS (Associação da Guarda Municipal de Campo Grande) para que aprovados em concurso sejam chamados e ocupem funções que tem sido de agentes de patrimônio contratados por processo seletivo.

A sentença obrigando a prefeitura a não usar contratados na proteção de prédios públicos foi publicada no dia 15 de dezembro, dando prazo de 90 dias, ou seja, três meses para cumprimento. O período terminaria em meados de março.

A prorrogação dos contratos publicada hoje vai de 1º de março a 8 de agosto deste ano. O extrato informa que a renovação dos contratos é sem aumento de despesa e obedece a lei complementar municipal 190 de 2011.

O presidente da AGMCG/MS, Hudson Bonfim, informou que a assessoria jurídica do sindicato vai se manifestar informando a situação à Justiça.

“Vamos peticionar para o Juiz porque ela está tentando de novo outra ilicitude, não cumpre a decisão judicial. Essa administração é um absurdo o que ela faz e nós temos a Câmara de Vereadores que precisa fiscalizar a lei. Está ilegal essa contatação. Já foi decidido pela Justiça. Tem um concurso público ainda em andamento com mais 60 guardas aguardando, desempregados com família esperando para serem convocados e ninguém toma providência”, disse Bonfim.

O aprovados em concurso fazem manifestações na Câmara Municipal com frequência desde o ano passado, insistindo que os parlamentares pressionem a prefeitura a demitir os agentes patrimoniais e chamar mais guardas do concurso em vigor.

A prefeitura informou, por meio d nota, que a renovação dos contratos é "para atender o interesse público". "É importante ressaltar que a decisão judicial ainda não transitou em julgado e está em grau de recurso respondendo os limites impostos à sentença", diz a nota.

Nos siga no Google Notícias