Apesar dos alertas, pacientes são surpreendidos com Casa da Saúde fechada hoje
Medicamentos poderão ser retirados apenas na quarta-feira, no Albano Franco
Indignação foi a palavra dita e “impressa” na face dos pacientes que foram pegos de surpresa, na manhã desta segunda-feira (25), com a suspensão dos atendimentos na Casa da Saúde, em Campo Grande. Quem acordou cedo para pegar medicamentos disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no local deu de cara com as portas fechadas e reclamou da falta de comunicação prévia sobre a mudança.
Os pacientes poderão retirar os insumos no Centro de Convenções Albano Franco apenas a partir de quarta-feira (27). A medida é temporária. De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a transferência foi necessária devido a problemas estruturais do local e a inviabilidade de reformas. Ainda não há previsão de onde será a nova sede da Casa da Saúde.
Indignada, Ana Oliveira, de 56 anos, relatou à reportagem sobre a falta de comunicação sobre a mudança. A cuidadora foi buscar remédios para a mãe, Margarida Oliveira, de 73 anos. “A gente fica pra lá e pra cá e não estamos sabendo de nada, deixaram sem avisar os pacientes e aí vem todo mundo pra cá”.
Desavisadas de que o atendimento é apenas a partir da quarta-feira, Ana narra que três senhoras que chegaram de carro de aplicativo até o local não tinham como ir, em vão, até o novo endereço. “Esses coitado aqui estavam tudo a pé. Eles pedem um monte de exame e documentos aí não sabe nem se vai conseguir o remédio. Aí vem pra cá e tem que ir para outro lugar. Vou dar carona pra eles”.
O barbeiro José Denilson Marcos, de 42 anos, também foi pego de surpresa com a suspensão do atendimento. Ele pega medicamento todo mês para tratar artrite - doença inflamatória que pode atingir uma ou mais articulações do corpo. O remédio é adquirido de maneira injetável.
"Estão dizendo que está fechado e não sei o que aconteceu. Eles não avisaram a gente. Não estava sabendo até agora. Não tem jeito, terei que ir lá onde ta falando o endereço."
De acordo com José, a administração já ofereceu que profissionais levem o remédio a domicílio, mas o barbeiro negou por não ter horário fixo no trabalho.
A retirada de remédios pode ser feita nesta quarta, partir das 8h, na Av. Mato Grosso, 5017, bairro Carandá Bosque.
É importante lembrar que o local fornece medicamentos disponibilizados pelo SUS e também os insumos "especiais", adquiridos mediante ação judicial.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.