Após atraso de voos, passageiras são levadas de ônibus até Porto Velho
Saindo de MS, atraso da Azul fez com que única solução fosse transporte terrestre por 1.4 mil km
"Revoltante. Nossas passagens estavam compradas há muito tempo, de Campo Grande a Porto Velho, com escala em Cuiabá", diz Alcione Baeta, de 38 anos, durante viagem de ônibus entre Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO). A indignação ocorre porque, após atraso em um voo, a solução oferecida pela companhia aérea Azul foi que ela fizesse parte do trajeto dentro do ônibus.
Passageiras que embarcaram de Campo Grande, com destino a capital de Rondônia, reclamam que, após problemas no voo previsto para este sábado (16), tiveram de acatar única solução proposta pela Azul - ir de ônibus de Cuiabá (MT), onde fariam apenas uma escala, até a capital rondoniense, atravessando mais de 1,4 mil quilômetros, cerca de 19 horas de distância. "Amanhã, chegaremos em casa com a permissão de Deus", diz.
Cerca de 30 passageiros aguardavam no Aeroporto Internacional de Campo Grande, desde às 8h. Todos são ligados às secretarias de saúde de várias regiões e chegaram na Capital de Mato Grosso do Sul na segunda-feira (11). Eles participaram do Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, que terminou na sexta-feira.
O embarque de volta para casa estava marcado para 8h35, com 2 conexões: primeiro Cuiabá, depois São Paulo, de onde cada um seguiria aos estados de origem. Mas o voo foi cancelado sem comunicação prévia. A secretária de Saúde de Monte Negro (RO), contou que foi informada no check-in que haveria uma hora de atraso no voo.
"Então entramos na sala de embarque e informaram que iria ter mais uma hora de atraso. Após as duas horas, eles simplesmente cancelaram o nosso voo", disse Alcione. "Não ofereceram um hotel, nem lotação em outros voos, nada. Ainda falaram que é o que tem, não tem o que fazer, ou é isso ou é nada", completou.
Em nota, a assessoria de imprensa da companhia Aérea Voe Azul, informou que devido a problemas técnicos na aeronave, o voo AD2816 com destino a Cuiabá decolou com atraso, saindo de Campo Grande às 12h55.
A empresa ressalta que prestou toda a assistência necessária, conforme previsto na resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), lamenta os aborrecimentos causados e reforça que medidas como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações.
(*) Colaboraram Dayene Paz e Bruna Marques.