ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Após morte de bebê, médica fala sobre cuidados com berços de recém-nascidos

De acordo com pediatra, colocar bebês de lado ou de bruços é muito arriscado

Liana Feitosa | 29/08/2022 18:14
Cuidados com o berço podem evitar acidentes com bebês. (Foto: Reprodução/Internet)
Cuidados com o berço podem evitar acidentes com bebês. (Foto: Reprodução/Internet)

Na madrugada dessa segunda-feira (29) uma mãe encontrou a própria filha sem vida, de apenas três meses de idade, com a cabeça presa no vão entre o colchão e o berço. O corpo da bebê foi encaminhado para o Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) para que a causa da morte seja determinada. Segundo a médica pediatra Heliana Beatriz Barbosa Meira, existem medidas que podem ser tomadas para evitar situações de risco contra recém-nascidos.

“A posição em que o bebê é colocado no berço é muito importante. Colocar sempre de barriguinha pra cima e a cabeça um pouquinho elevada, que evita a morte súbita do recém-nascido, que é uma das principais causas de morte sem causa aparente. Esse é o principal cuidado”, explica a pediatra.

“Unido a isso, é preciso usar a cabeceira um pouquinho elevada, em no máximo 30°, porque até os 3 meses o bebê pode ter refluxo. Então, se acaba tendo refluxo durante a noite, pode engasgar e até morrer. Além disso, depois que o bebê mamar, ele arrotando ou não, é importante deixá-lo uns minutos sentadinho, mais elevado no colo mesmo”, orienta a médica.

Antes de deitar - “O refluxo geralmente ocorre nos primeiros minutos após a mamada. Por isso, ficar com o bebê no colo uns 30 minutos antes de colocá-lo no berço é bem importante, até porque nem todo bebê arrota e essa medida ajuda a prevenir que ele venha a se engasgar com o refluxo e acabar sufocado”, completa Heliana.

Ainda de acordo com a especialista, colocar o neném de lado ou de bruços é arriscado porque ele pode acabar se mexendo enquanto dorme, e acabar se sufocando. “Nessa fase a respiração dele é irregular e não tem movimento de tronco, então é bem fácil de se sufocar”, completa.

Também é recomendado que o colchão seja firme, não muito duro, mas também não muito macio, para evitar que ele afunde e acabe curvado com o peso do bebê. Além disso, o ideal é que no primeiro mês de vida o berço fique bem próximo dos pais para que qualquer situação seja visualizada com mais facilidade pelos adultos.

Nos siga no Google Notícias