Após paralisação da coleta, bairros passam fim de semana com lixo na rua
A paralisação rápida da coleta de lixo, ocorrida na quinta-feira (19) e sexta-feira (20), em Campo Grande, ainda afeta muitos moradores em Campo Grande. Em alguns bairros da Capital, o último dia que o serviço foi realizado foi na quarta-feira (18), e agora, a expectativa é de que o caminhão recolha novamente amanhã (23).
Uma dos bairros que ainda sofre consequências da paralisação é o Maria Aparecida Pedrossian. Na rua Orlando Dário, a dona de casa Elizabete Antunes Porsipo, 60 anos, conta que precisou levar os sacos de lixo novamente para dentro de casa.
“Se deixo na rua, o cachorro pega, espalha, daí vira aquela bagunça, aquela sujeira”, reclama a moradora. Mesmo assim, em frente à casa dela há vários sacos de lixo que foram colocados por outras pessoas.
No mesmo bairro, mas na avenida Manoel Pardial, a dona de casa Manoela de Souza Ribeiro, 82 anos, também reclama da mesma situação e ressalta ainda o mau cheiro que está no bairro por causa da quantidade de lixo acumulado.
“Incomoda, tem gente que até levou o lixo para jogar em terreno baldio, mas acho errado fazer isso, então estou na expectativa de que o caminhão vai passar amanhã e regularizar a situação aqui”, comenta a dona de casa.
Mas a situação que desperta as queixas dos moradores vai além do bairro Maria Aparecida Pedrossia. Na região do Noroeste, os sacos de lixos também estão acumulados em frente às casas.
A doméstica Meire Teresinha Romano, de 42 anos, mora na rua Vaz de Caminha e conta que a última vez que o caminhão de lixo passou no bairro foi na quarta-feira da semana passada.
“Está um mau cheiro tremendo aqui, sem contar que faz mal para a saúde dos moradores, ainda mais para as crianças, e não é só aqui nesta rua não, o bairro todo está assim, com lixos nas calçadas”, denuncia a doméstica.
A Prefeitura de Campo Grande pagou metade da dívida com a CG Solurb, aproximadamente R$ 10 milhões, para a coleta de lixo ser retomada. Na região dos bairros citados na matéria a coleta de lixo passa regularmente às segundas, quartas e sextas-feiras.