ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Atendimento veterinário será diário a ONGs e protetores independentes

Programa de assistência médico-veterinária foi ampliado pela Prefeitura de Campo Grande

Guilherme Correia | 13/07/2023 09:35
Atendimento veterinário será diário a ONGs e protetores independentes
Equipes de medicina veterinária disponibilizam vacinação para animais na Capital (Foto: Divulgação)

Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal), ampliou seu programa de atendimento médico-veterinário itinerante para atender ONGs (Organizações Não Governamentais) e protetores independentes.

A iniciativa começou em julho e visa atender à alta demanda de serviços veterinários em domicílio e oferecer suporte a tutores que cuidam de mais de 15 animais.

Intitulado Subea Itinerante, o programa era anteriormente disponibilizado apenas às quartas-feiras, mas devido ao crescente número de solicitações, a prefeitura remodelou sua equipe de veterinários para garantir atendimentos diários.

Em publicação no site oficial de notícias do município, o veterinário-chefe da pasta, Edvaldo Sales, destacou a importância em agilizar o acesso aos serviços para aqueles que se dedicam à causa animal na cidade. "Buscamos uma maneira de dar maior celeridade aos atendimentos dessas pessoas que tanto se dedicam à causa animal em nossa cidade”.

Diversos tutores já se beneficiaram com o novo programa, conforme a matéria. Meire Aquino, que há 18 anos cuida de gatos abandonados e possui atualmente 40 animais em sua casa, elogiou a iniciativa: "O programa é muito bom, porque eu não tenho como levar tantos animais até a unidade. E a equipe que veio foi tão amorosa com meus gatos".

Protetora com aproximadamente 122 animais, entre cães e gatos, Sonia Marly destacou a importância da visita dos veterinários às casas das protetoras. Segundo ela, isso permite que os profissionais verifiquem as condições em que os animais vivem e garantam sua saúde contínua.

Durante as visitas, caso o tutor tenha algum animal para ser castrado, ele é avaliado e microchipado. Em seguida, são fornecidos o endereço, data e hora do procedimento na clínica mais próxima da residência do tutor. Sales enfatiza a importância da castração como forma de reduzir a quantidade de animais abandonados nas ruas da Capital.

Além do atendimento itinerante, a Subea mantém os atendimentos regulares no prédio da subsecretaria, exclusivos para ONGs e protetores cadastrados. Nas quartas-feiras, esses tutores têm a possibilidade de levar mais de um animal para avaliação de castração.

Programa - O Subea Itinerante já atendeu mais de 5 mil animais somente no primeiro semestre deste ano. Durante as visitas, são oferecidos diversos serviços, incluindo consulta veterinária, vermifugação, controle de pulgas e carrapatos, microchipagem, vacinação antirrábica e polivalente, sendo os procedimentos realizados conforme a decisão do médico-veterinário.

Para solicitar o programa Subea Itinerante, os interessados devem ligar para o número 2020-1397. A subsecretaria reforça que, mesmo com o novo formato de atendimento itinerante, os serviços na unidade não sofreram alterações. São disponibilizadas 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30, e 15 no período da tarde, a partir das 13h. Os tutores interessados podem levar seus animais para receber os serviços oferecidos pela pasta.

Nos siga no Google Notícias