ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Audiência pública propõe criação de centro especializado em educação inclusiva

Durante a reunião, também foi proposta a formação para os profissionais e realização de concurso

Mylena Fraiha | 05/06/2023 19:31
Audiência pública sobre educação especial aconteceu no Plenário Oliva Enciso, da Câmara Municipal (Foto: Divulgação)
Audiência pública sobre educação especial aconteceu no Plenário Oliva Enciso, da Câmara Municipal (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (05), foi realizada audiência pública para debater o tema “Educação Especial”, na Câmara Municipal, que resultou em 10 encaminhamentos. Entre eles, está a criação de um centro para atendimento e diagnóstico para os alunos especiais.

Também foi proposta a formação para os profissionais, a realização de processo seletivo com profissionais qualificados, recursos e materiais para atender as especificidades educacionais e políticas para o incentivo das escolas particulares para inclusão.

Um dos destaques da audiência foi o depoimento de Luis Felipe, conhecido como “Pipo”, um jovem autista de 19 anos que cursa Biologia na UFMS. Ele compartilhou os desafios que enfrentou em sua jornada educacional e ressaltou a importância da Educação Especial inclusiva.

“A educação especial inclusiva não é responsabilidade somente da escola, mas sim de toda a sociedade. Tenho uma profissional que me auxilia hoje e me ajuda. Contar com uma rede de apoio é ideal. Faço um apelo a todos aqui, ouça a nossa voz e garanta a todos nós nossos direitos. Vamos transformar nossas palavras em ações”, frisou Luis Felipe.

Vereadores Valdir Gomes (PSD), Juari Lopes, o "Prof. Juari" (PSDB) e Riverton Francisco de Souza (PSD). (Foto: Divulgação/CMCG)
Vereadores Valdir Gomes (PSD), Juari Lopes, o "Prof. Juari" (PSDB) e Riverton Francisco de Souza (PSD). (Foto: Divulgação/CMCG)

Também participou a representante da Associação de Pais Responsáveis Organizados pelas Pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista, Naína Dibo, que cobrou a presença de professores de apoio especializado nas escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino).

“Eu venho aqui há muito tempo falando sobre esses problemas, essa audiência é o começo. A gente sofre, é doído, nós sofremos. Nós conseguimos trazer os problemas das mães para que a secretaria possa resolver. Agradeço pelo comprometimento de vocês, por lutar por essa causa”, disse.

O proponente da sessão e presidente da Comissão Permanente de Educação e Desporto, vereador Juari Lopes, o "Prof. Juari" (PSDB), agradeceu a presença de todos e a oportunidade de debater o assunto.

"A minha luta pela educação é antiga. Onde vamos chegar? A educação foi tratada com números, reduzindo gastos. Não podemos trazer prejuízos para a educação. O secretário tem nos ouvido e ajudado muito e enquanto presidente da comissão de educação, trataremos sempre a disposição e com muito prazer ajudar”, disse Juari.

Também são membros da comissão os parlamentares Valdir Gomes (PSD), Beto Avelar, o "Beto" (PSD), Riverton Francisco de Souza (PSD) e Ronilço Cruz, o "Guerreiro" (Podemos).

Nos siga no Google Notícias