ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Caixa apura venda de imóvel do Minha Casa Minha Vida via Facebook

"Ótima oportunidade", diz "vendedor" em publicação de unidade cuja venda é proibida no Jardim Aero Rancho

Caroline Maldonado | 24/02/2023 07:54
Anúncio no Facebook (Foto: Reprodução)
Anúncio no Facebook (Foto: Reprodução)

O anúncio no Facebook diz: “ótima oportunidade no Aero Rancho parcelas 86 reais condomínio 105 reais sai do aluguel próximo a Raquel de Queiroz”. Quem anuncia se identifica com um perfil de 98 amigos e apenas uma foto. Ocorre que o apartamento é moradia popular sorteada para famílias de baixa renda e não pode ser vendido por 10 anos após a aquisição.

Além disso, a comercialização do imóvel do programa sem a quitação é nula e não tem valor legal. Conforme a Caixa Econômica, no mesmo residencial duas unidades habitacionais estão com registro de desvio de finalidade em tratamento no banco, em fase de notificação ao beneficiário.

Caso sejam constatadas irregularidades, o apartamento é retomado e destinado a uma outra família selecionada pelo ente público, conforme Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional nº 2.081/2020. Além disso, o beneficiário fica impedido de participar de novos programas habitacionais do governo federal.

O anúncio incomodou um leitor, que mandou a denúncia por meio do canal Direto das Ruas, mas prefere não se identificar porque mora no prédio. Ela sabe que as unidades não podem ser vendidas.

Pelas fotos anunciadas, o apartamento à venda faz parte dos residencial Jardim Aero Rancho CH7, entregue em 2021. Cada um tem 224 unidades. Eles foram financiados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida - FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), ao custo total de R$ 41 milhões.

O anunciante, que se identifica como Ricardo Arantes na rede social, não atendeu à ligação da reportagem, mas diz que fez confusão. "Errei o valor. Ele é no Centenário, condomínio Itajobi. Só peguei para revender. Achei era financiado", respondeu pelo Whatsapp.

Denúncias - Ocupação irregular, venda, aluguel, invasão ou abandono do imóvel podem ser registrados gratuitamente por meio do endereço www.caixa.gov.br, pelos telefones 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-104-0104 (demais localidades), em qualquer agência da Caixa ou ainda diretamente ao governo do Estado ou prefeitura.

Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Residenciais Jardim Aero Rancho CH7 e CH8, quando foram entregues em 2020 (Foto: Divulgação/Agehab)
Residenciais Jardim Aero Rancho CH7 e CH8, quando foram entregues em 2020 (Foto: Divulgação/Agehab)


Nos siga no Google Notícias