Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 24 em Campo Grande
Meta deste ano é imunizar 90% do público-alvo, vacinação será oferecida até 1º de junho
Começa em 24 de abril a Campanha de Vacinação contra a Influenza-2018 em Campo Grande, tendo como meta imunizar 90% do público-alvo. O cronograma de trabalho foi apresentado nesta segunda-feira (9) a gerentes, enfermeiros, técnicos e administrativos de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) da Secretaria Municipal de Saúde.
Em reunião no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mariah Barros, explicou como a campanha irá funcionar e frisou a importância do Dia Nacional de Mobilização, programado para 12 de maio. “Precisamos sensibilizar a população sobre a importância de vacinar as pessoas do grupo elegível, pois são elas que correm mais riscos de contrair a doença na sua forma grave”, disse.
A meta de vacinação é de 90% do público alvo, formado por crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais independe da idade.
A vacinação de portadores de doenças crônicas deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.
O trailer de Vacinação ficará na praça Ary Coelho entre 28 de abril e 18 de março, exceto aos domingos. A imunização poderá ser realizada também nos 67 UBSs e UBSFs da cidade. A campanha vai até 1º de junho, não sendo especificado, ainda, o número de doses a serem encaminhadas pelo Ministério da Saúde à Capital.
O secretário Marcelo Vilela (Sesau) pediu empenho aos servidores para repetir o sucesso da campanha do ano passado e a necessidade de respeitar e observar os critérios técnicos para melhor controle e transparência na imunização.