Capital aluga equipamentos para exame que ajuda no diagnóstico da covid-19
Por R$ 984 mil, município contratou testes de gasometria para UPAs e CRSs
A prefeitura de Campo Grande vai pagar R$ 984,9 mil pela locação de equipamentos que processam exames de gasometria. O serviço será instalado em seis UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e quatro CRSs (Centros Regionais de Saúde).
Usado para medir o pH e as quantidades de oxigênio e dióxido de carbono no sangue, o teste de gasometria auxilia no diagnóstico da covid-19. A baixa oxigenação na corrente sanguínea pode indicar infecção pelo vírus.
O município abriu licitação para contratar o serviço. O processo teve vencedora a mato-grossense Easy Soluções Diagnósticas Ltda. A empresa deverá fornecer os insumos e materiais de suporte, além da automação dos exames.
O edital de licitação estimou uso de 14.400 kits para exames em período de um ano, com base nas médias de 120 testes por mês nas UPAs e 60 mensais nos CRSs - acrescidos de margens de segurança de 30% e 10%, respectivamente.
Os equipamentos serão instalados nas UPAs Cel. Antonino, Vila Almeida, Universitário, Santa Mônica, Leblon e Moreninha; e nos CRSs Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho e Coophavila II.
A locação será custeada com recursos do Fundo Municipal de Saúde. O contrato com a Easy Soluções Diagnósticas será válido por um ano.
Novo coronavírus - Conforme boletim de ontem (8) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Campo Grande tem 3.729 casos confirmados de covid-19, além de 28 mortes.