ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Capital

Capital registra maior queda de vacinação no Brasil

Após superar 100% em 2020, índice caiu pela metade com baixa procura de vacina da paralisia infantil

Caroline Maldonado | 26/10/2022 09:04
Criança recebe dose da vacina contra paralisia infantil em posto de saúde da Capital. (Foto: Marcos Maluf)
Criança recebe dose da vacina contra paralisia infantil em posto de saúde da Capital. (Foto: Marcos Maluf)

Em 2020, Campo Grande foi a única Capital do País que passou dos 100% do público alvo vacinado no combate a diversos tipos de doenças,  na rede pública. Em 2021, a cobertura vacinal caiu para 67,6% e neste ano não passa de 56,9% até então, conforme pesquisa divulgada pelo CLP (Centro de Liderança Pública) em parceria com a Gove Digital.

O CLP é uma organização suprapartidária para engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.

Campo Grande é a cidade com maior queda no índice nos últimos anos. De 2020 até então, a cobertura está 46% menor. Em seguida, estão Boa Vista, com 35,4% a menos, João Pessoa com índice 35,2% menor e Salvador com redução de 32,7%.

Percentuais de cobertura vacinal conforme levantamento do CLP (Centro de Liderança Pública). (Arte: Lennon Almeida)
Percentuais de cobertura vacinal conforme levantamento do CLP (Centro de Liderança Pública). (Arte: Lennon Almeida)

Paralisia infantil - No início deste mês, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) terminou a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) com apenas 21% da cobertura desejada entre as 57 mil crianças na faixa etária, ou seja, somente 12 mil crianças receberam o imunizante.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de que ao menos 95% do público esteja vacinado. A cobertura vacinal contra poliomielite em Campo Grande é a menor entre todos os municípios de Mato Grosso do Sul, segundo divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

A vacina contra a poliomielite, bem como as de combate a covid-19 e influenza continuam disponíveis nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).

A imunização contra a poliomielite protege crianças da paralisia infantil, enfermidade erradicada no País há mais de 30 anos. A necessidade de uma nova vacinação contra a poliomielite surgiu devido ao vírus ter voltado a circular em outros países, como Estados Unidos, que não registrava mais casos em diversas regiões. Em julho, o País confirmou o diagnóstico em um adulto não vacinado.

A pesquisa do CLP  identificou que houve uma queda de 71% para 58% na cobertura de vacinação dos maiores municípios brasileiros de 2020 a 2022 e, que até entre as capitais, somente três melhoraram a cobertura vacinal (Aracaju-SE, Goiânia-GO e Florianópolis-SC), mas nenhuma delas alcançou cobertura superior a 75%.

Nos siga no Google Notícias