Cartórios reabrem com restrições e prometem medidas de segurança
Fechados desde segunda-feira (23) por serem locais de grande aglomeração de pessoas, cartórios de Campo Grande reabrem nesta quarta-feira (25). Os estabelecimentos foram considerados pelo governo federal como de prestadores de serviços essenciais.
Os tabelionatos decidiram fechar por orientação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que determinou o respeitos aos decretos municipais. Precisava a Prefeitura de Campo Grande esclarecer se os cartórios poderiam ou não abrir. Hoje, ao vivo, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) deu aval para a reabertura.
“Eles estão sim pelo decreto federal como serviço essencial, mas têm de obedecer decreto de Campo Grande”, afirmou o chefe do Executivo municipal na transmissão pelo Facebook.
Para funcionar, cartórios não poderão escalar mais que 20 funcionários e devem mantê-los a dois metros de distância uns dos outros. Devem ainda disponibilizar os equipamentos de proteção individual, organizar filas que mantenham os clientes em distância segura e ter meios para que as pessoas que aguardam atendimento se higienizem corretamente, informou o prefeito.
“Estávamos fechados e a partir de amanhã vamos abrir com precauções, porque entendemos que não podemos deixar a população sem a possibilidade de emitir procurações, redigir um testamento, fazer uma hipoteca para levantar dinheiro em tempos de crise”, exemplificou Ely Ayache, presidente da Anoreg-MS (Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso Sul).