ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

CCZ instala armadilhas em ruas, bueiros e córregos para controle de roedores

Órgão explica que medida é para evitar prejuízo econômico e à saúde humana

Gabriel Neris | 20/05/2020 16:28
Agentes instalam armadilhas em bueiro (Foto: PMCG/Divulgação)
Agentes instalam armadilhas em bueiro (Foto: PMCG/Divulgação)

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) está atuando no controle de roedores em ruas, bueiros e córregos para conter a proliferação de ratos em Campo Grande. A medida é evitar prejuízo econômico e também à saúde humana, por serem transmissores de doenças como leptospirose, peste, tifo murino, entre outras.

De acordo com a prefeitura, entre 29 de abril e 19 de maio foram utilizados 669 kg de iscas parafinadas em 3,7 mil bueiros espalhados pela cidade.

A gerente do Scraps (Setor de Controle de Roedores, Animais Peçonhentos e Sinantrópicos) do CCZ, Christiane Brandão, explica que o trabalho ocorre anualmente para controle na população dos roedores.

“É importante para impedir que a população de roedores cresça exponencialmente, além de evitar a transmissão de doenças aos humanos e outros animais”, diz.

Neste ano, quase 40 agentes de saúde estão atuando na colocação das iscas, instaladas a cada quadra, com implantação de três blocos de parafinas amarradas por arame em cada pontos a cinco centímetros do chão de bueiros, galerias e grelhas de captação de água.

Nos siga no Google Notícias