Central do 'BBB do trânsito' da Capital vai comandar 190 semáforos
Centro de Controle Integrado de Mobilidade Urbana de Campo Grande também estará de olho em placas de veículos
A partir de hoje (28), todo o trânsito de Campo Grande está com câmeras e semáforos integrados num verdadeiro controle de "BBB (Big Brother Brasil)". Foi inaugurado nesta manhã, o Centro de Controle Integrado de Mobilidade Urbana da Capital, que promete acabar com a 'loucura' que está transitar pelas ruas da cidade.
Ao todo, são 20 câmeras que vão ajudar na tomada de decisões do 'bigboss', que tem o poder de apertar botões e desafogar as vias, podendo mudar a fluidez do tráfego de veículos com os 190 semáforos nas mãos.
"São 20 câmeras de alta resolução, em pontos nevrálgicos da cidade. Tudo isso para trazer mais informações ao trânsito e segurança", afirmou o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine Bruno.
A ideia é ampliar ainda mais o controle de semáforos. Além disso, a central do BBB do trânsito terá o controle também dos transportes coletivos. Antes apenas o Consórcio Guaicurus tinha esse monitoramento, que agora, passará a dividir informações com a gestão municipal.
"Toda a central foi feita com recursos próprios, por etapas. Para manter o sistema, será preciso R$ 1 milhão ao ano", explicou Janine. As câmeras serão importantes para identificar as placas dos veículos irregulares na Capital. "Estamos integrados com o sistema cortex nacional do Ministério de Justiça e Segurança Pública. Assim, será possível encontrar veículos roubados, furtados e que são procurados em outros estados."
Dentre os pontos de monitoramento, estão os cruzamentos da Avenida Tamandaré com a Euler de Azevedo e Avenida Afonso Pena com a Ceará. Os demais pontos não foram divulgados. Mas o Centro será importante para monitorar veículos, inclusive, antes de acidentes de trânsito.
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) acrescentou que o Centro deixará a Capital no mesmo nível de inteligência de tráfego que de outras grandes capitais. "Isso faz parte das cidades inteligentes. Campo Grande avançou de uma forma muito veloz. Pode resolver crimes que, no passado, não tiveram tanta rapidez com essas câmeras."