Central do IPTU lota e desafio inglório é evitar aglomeração em dia de pagamento
Secretário lembra que é possível solicitar 2º via do IPTU de maneira remota e pagar guia por aplicativos de bancos e em lotéricas
Na manhã desta sexta-feira (8), a Central do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ficou cheia e o movimento gerou fila e aglomerações. Por volta das 9h a equipe de reportagem do Campo Grande News chegou ao local e constatou que o distanciamento entre as pessoas da fila não era respeitado. Minutos após nossa chegada, funcionários da Central começaram a organizar a fila.
Faltando três dias para o vencimento do pagamento à vista, com 20% de desconto, um jovem, que não quis se identificar, reclamou que esperou quase uma hora para conseguir pagar a guia, e reclamou que só tinham dois caixas disponíveis.
Dona de casa, Cacilda de Sousa, de 67 anos, reclamou da fila e da falta de orientação ao chegar na Central. "Moro longe, minha guia só chegou ontem, não tem ninguém pra orientar, cheguei, vi a fila e tudo cheio, e agora tô aqui esperando", disse Cacilda.
Cerca de 10 minutos após a chegada da nossa equipe, funcionários da prefeitura passaram a orientar os contribuintes e encaminhá-los para o local correto onde deveriam aguardar, assim como demarcaram o distanciamento na fila com fitas coladas no chão. Uma funcionária também foi designada para ficar em frente ao local e dar informações para quem chegasse.
Lourival Carlos de Souza, de 52 anos, é confeiteiro e entrou na fila para realizar o pagamento, mas desistiu ao ver o tanto de pessoas que aguardavam. Pegou orientação e decidiu fazer o pagamento em uma lotérica.
"Me informei ali e agora vou pagar na lotérica, lá é mais rápido e tenho que pagar outras contas também, não posso ficar esperando aqui, tenho outros compromissos", explicou Lourival, que deixou para pagar nos últimos dias por vários fatores, como a falta de dinheiro causada pela pandemia.
Plantão - A Central de Atendimento do IPTU fará plantão neste fim de semana, com funcionamento sábado (9) e domingo (10), das 8h às 14h. Para conseguir o desconto de 20% no pagamento à vista do IPTU, os proprietários devem quitar o débito até segunda-feira (11), após essa data, o desconto cai para 10% na modalidade à vista.
Mesmo com o atendimento presencial estendido na rua Arthur Jorge, número 500, os contribuintes podem retirar a 2ª via dos carnês, solucionar dúvidas e efetuar o pagamento sem ir até o local. O telefone 4042-1320 está disponível exclusivamente para o atendimento.
Já a segunda via dos carnês pode ser retirada no site da prefeitura de Campo Grande, clicando neste link.
Arrecadação - Até o momento a Prefeitura de Campo Grande arrecadou R$ 106.382.438,49 com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2021. Ao todo devem ser arrecadados cerca de R$ 210 milhões, segundo o secretário de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto.