ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Cerca de 100 tiveram contato com servidor infectado da DGPC

Os servidores vão fazer teste rápido amanhã e sindicado vai fiscalizar uso de EPI

Tainá Jara e Liniker Ribeiro | 08/06/2020 16:27
Coronel Fraiha, do Corpo de Bombeiros, será responsável por aplicar testes rápidos em servidores da DGPC (Foto: Arquivo/Silas Lima)
Coronel Fraiha, do Corpo de Bombeiros, será responsável por aplicar testes rápidos em servidores da DGPC (Foto: Arquivo/Silas Lima)

Cerca de 100 pessoas tiveram contato com servidor da DGPC (Delegacia-Geral de Polícia Civil), no Parque dos Poderes, em Campo Grande, durante o expediente e deverão passar por testagem rápida, na manhã desta terça-feira.

O Corpo de Bombeiros ficará responsável pela coleta das mostras e o resultado sairá em 15 minutos. De acordo com o Coronel Marcello Fraiha, os exames serão feitos na própria delegacia, onde um local apropriado será destinado para realizar o procedimento.

Passaram por protocolo semelhante 468 servidores do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), no começo de junho, depois que cinco servidores, quatro de Campo Grande, e um em Três Lagoas, testaram positivo para covid-19.

Os prédios do Detran-MS passaram por desinfecção para poder retomar as atividades laborais. Na Delegacia-Geral, os procedimentos foram realizados durante todo o dia de hoje, com a suspensão do expediente. Pela manhã, foi feita desinfecção na parte do térreo do prédio e, a tarde, a limpeza foi feitas nos demais andares e na parte externa da unidade inclusive no pátio.

Fiscalização – Em nota, o Sinpol-MS (Sindicado dos Policiais Civil de Mato Grosso do Sul) afirmou que acompanha a situação da unidade e cobra medidas de proteção aos demais policiais civis lotados na DGPC.

“Vamos intensificar nossas visitas às delegacias para ver se todos estão usando os EPIs e acompanhar o quadro dos demais servidores que atuam na DGPC para garantir a assistência e proteção de todos”, afirmaram.

O resultado do teste positivo do servidor foi divulgado em comunicado interno, neste domingo.

Mais contaminados - Até o momento, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) contabiliza 1 servidores da Segurança Pública diagnosticado com a covid-19, sendo nove policiais civis: um em Miranda; cinco em Ponta Porã; um em Guia Lopes; e dois em Campo Grande, sendo que três já estão curados.

Um dos contaminados faz parte da Polícia Militar, de Campo Grande; outro é membro do Corpo de Bombeiros, de Jardim; e uma servidora da superintendência da Assistência Socioeducativa, de Dourados. Todos estão curados.

Entre os agentes penitenciários, três foram contaminados. O primeiro caso foi de uma servidora lotada em Campo Grande que estava em período de férias e não teve contato com o presídio onde trabalha. No segundo caso, dois servidores testaram positivos para a covid-19, lotados na Penitenciária Estadual de Dourados (PED). Todos encontram-se curados.

Houve registro de casos também na Coordenadoria-Geral de Perícias, em Campo Grande, e está em recuperação.

Em nota, a Sejusp reiterou que todos os servidores que atuam em áreas ou ações que ofereçam risco de contaminação estão recebendo os devidos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras, luvas, álcool em gel, e vem realizando de forma preventiva a desinfecção de prédios públicos.

(Matéria editada às 17h37, desta segunda-feira, para acréscimo de informações)

Nos siga no Google Notícias