Chuva alaga casas, interdita ruas e abre cratera, que engole carro
A chuva desta quarta-feira (9) abriu uma cratera na avenida General Alberto Carlos Mendonça Lima, no bairro São Conrado, inundou várias casas no Portal Caiobá e interditou pelo menos duas ruas na região Oeste, em Campo Grande. De acordo com o meteorologista da Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrahão, a chuva começou por volta das 13h15 e até a última medição foram registrados 14,5 milímetros e ventos de 40 km/h.
Na rua Poente no Portal Caiobá I, duas residências foram alagadas. Depois de 4h de chuva a dona de Casa Lúcia Borges, 44 anos, ainda tirava o barro de dentro de casa que foi levado pela enxurrada. “Toda vez que chove é esse sofrimento. Para não estragar as coisas eu coloco tijolos embaixo dos móveis”, disse.
Na mesma rua o problema foi agravado por um cano que estourou por causa de uma construção. Vanessa Aparecida Alves, 21 anos, conta que a casa dela ficou totalmente tomada pela água. Uma valeta foi aberta no local para evitar mais estragos causados pela força da água. “O desespero foi tanto que o meu pai foi até a obra e pediu que um dos funcionários abrisse, com uma moto niveladora, uma valeta para escoar a água”, explica.
Perto dali, na rua Cachoeira do Campo, entre as avenidas América e Nasri Siufe, um buraco e várias rachaduras surgiram no asfalto. A quadra ficou comprometida e o local foi interditado pela a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
“Esta medida é de prevenção. Para evitar uma tragédia o local vai ficar interditado até amanhã, quando a Prefeitura começa o processo de recuperação dos locais atingidos pela enxurrada”, disse o funcionário da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Alcindo de Macedo, que vistoriava a área.
Porém o local mais atingido pela chuva foi no bairro São Conrado, quando uma cratera abriu no começo desta tarde na avenida General Alberto Carlos Mendonça Lima entre a avenida Lúdio Martins Coelho e a rua Nasri Siufi. O buraco “engoliu” um Fiat Pálio, de cor azul, que ficou totalmente soterrado. A rua fica sobre o Córrego Lagoa.
Conforme o meteorologista, a chuva que começou por volta das 13h15 em Campo Grande chegou também ao município de Aquidauana, Dourados, Angélica, Ivinhema, Jardim, Bonito e Nioaque.
Os locais mais castigados pela enchente foram os municípios de Ponta Porã e Antônio João, onde foram registrados 67 milímetros. Em Maracajú choveu pela manhã 46 milímetros.
Assista ao vídeo de casa alagada na rua Poente no bairro Portal do Caiobá.