Com 27% de cadastramento, vacinação de crianças é considerada "excelente'
Apenas 25 mil pais e responsáveis cadastraram os filhos de 5 a 12 anos para receber a vacina contra covid-19
Apesar da baixa adesão dos pais e responsáveis de filhos de 5 a 11 anos para a vacinar contra a covid-19, o secretário de Municipal de Saúde, José Mauro Filho, afirmou que, para os primeiros dias de imunização deste público, está ‘excelente’. Até o momento, 25 mil cadastros de um público de 90 mil foi feito, o que representa 27,7%.
“Para esses primeiros dias está excelente. Ainda não temos uma definição nem data ainda e aguardamos a chegada da vacina. Aguardamos as diretrizes do Ministério da Saúde”, afirmou o secretário.
De acordo com ele, a meta é chegar aos 100%. “Como já atingimos no público acima de 12 anos com 90% já ultrapassados com a primeira dose, acredito que devemos continuar com essas ações itinerantes como a que ocorre hoje nas Moreninhas para atingir os 100%.”
Ele aproveitou para criticar os desencontros entre as regras da União e do Estado. “Espero que ações do governo federal e estadual sejam mais efetivas e orientativas a fim de definir regras para não confundir a população, como o uso de máscara por exemplo. O município é claro quanto a esses comportamentos. O estado não proíbe, mas também não libera. ”, destacou.
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) disse que a imunização lenta faz parte do processo. “Esse é o primeiro passo e logo, logo esses passos se tornarão uma caminhada e depois uma corrida. Vamos continuar fazendo nossa parte de incentivar e conscientizar o maior numero de pessoas para que tomem ciência e levem suas crianças para se vacinar.”
Os dois estiveram na manhã deste sábado (18) no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, onde foi implantado um posto itinerante com mais de mil doses entre vacinas contra covid-19 e influenza.